web analytics

Um artigo do Dicas de Hospedagem apresentou os principais certificados de qualidade dos datacenters e de seus profissionais. Um dos mais importantes destes certificados é TIER 942, que verifica a eficiência energética dos datacenters. O nível desta certificação vai de I a IV e no Brasil só há dois locais com o nível III. A série sobre os maiores datacenters do Brasil e do mundo vai apresentar nas duas próximas semanas como são estes datacenters. E o analisado de hoje será o Ativas Datacenter.

Este centro de processamento de dados é localizado em Belo Horizonte. O datacenter da Ativas é o primeiro da América Latina a ter conquistado a certificação TIER III, o que fez do local um dos mais respeitados em relação a armazenamento de dados no Brasil desde a sua fundação, em maio de 2010. A empresa Ativas pertence ao grupo Asamar, que tem diversos negócios no Brasil como por exemplo, a rede de postos de gasolina Ale.

A iniciativa de investir neste ramo de negócio vem com o crescimento do cloud computing (saiba o que é isto neste artigo) no mercado de hospedagem de sites no Brasil. Além da Ativas, a Cemig Telecom também é sócia do empreendimento e os principais clientes do datacenter Ativas são o grupo Unimed e a Taesa, empresa de energia elétrica que opera no estado de Minas Gerais. Para construir o datacenter foram investidos nada menos do que 50 milhões de reais.

O certificado de eficiência energética veio graças ao planejamento de construção do local. Todos os 1,5 mil metros quadrados foram construídos para o local economizar o máximo de energia e ter todos os itens básicos da sustentabilidade. Todo o local tem estrutura virtualizada, o que economiza muito em itens de hardware. Entre os itens de economia elétrica está o sistema LCP, que reduz o consumo de energia, já que direciona o sistema de resfriamento para as áreas que mais necessitam dele.

A Ativas se diz total adepta ao Green Computing (saiba o que é nesta postagem). A ideia dos empreendedores do local é usar fontes de energia sustentáveis. A energia mantém cerca de 3,6 mil servidores e todo o sistema de resfriamento do local. Além dos 1,5 mil m² de área, o datacenter da Ativas tem 4,5 mil metros quadrados para os serviços de suporte à infraestrutura. Neste local ficam os nobreaks, as subestações e serviços de manutenção.

Além do certificado TIER III, o CPD também é o primeiro do país que conta com a certificação TÜV RHEINLAND. Este certificado é referente aos níveis de segurança dos locais. Segurança é outro item que na qual a Ativas tenta se destacar. Principalmente com modernos sistemas de detecção de incêndios, detecção de defeitos de hardware e proteção de dados. Todos estes itens fazem deste centro de processamento de dados um dos melhores do Brasil no segmento.

Veja outras postagens da nossa série:

https://dicasdehospedagem.com/dicas-de-hospedagem-inicia-serie-com-os-maiores-datacenters-do-mundo/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-“verde”-da-ibm/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-uol-datacenter/

https://dicasdehospedagem.com/serie-maiores-datacenters-do-mundo-os-intelig-data-center-idc/

https://dicasdehospedagem.com/serie-maiores-datacenters-do-mundo-a-estrutura-que-alimenta-o-facebook/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-estrutura-do-datacenter-da-locaweb/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-da-microsoft/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-do-cpd-da-telefonica/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-verde-da-sun/



Você também vai gostar de:

Share This