web analytics

Confira nosso infográfico para ter sempre os principais critérios à mente!

Infográfico: como escolher hospedagem de sites

Procurar uma empresa de hospedagem de sites não é uma tarefa fácil para quem está querendo montar a sua primeira página da internet. Por causa da falta de experiência, muitos acabam contratando um serviço (normalmente com termo de permanência) que não seria o melhor. O maior erro é levar em conta só o preço.

No artigo de hoje, vamos sair um pouco do senso comum, e tentar comentar alguns aspectos igualmente relevantes os que vocês certamente já conhecem. 

Se você não quer errar, veja cinco coisas a se pensar quando escolhemos um serviço de hospedagem de sites (veja que o item preço não está incluso nesta lista):

 

1. Background da empresa

Após fazer uma pesquisa inicial e listar diversas empresas de hospedagem de sites, você deve conhecer mais profundamente cada uma delas. Vale pesquisar sites especializados no assunto (como o Dicas de Hospedagem – lembra-se da nossa série sobre a história das empresas de hospedagem de sites?) ou mesmo pesquisar pelo nome da empresa no Google. 

O Ranking do Dicas de Hospedagem é um bom lugar para você ver quais são as melhores empresas de hospedagem de sites disponíveis no mercado, e ainda comparar demais fatores como preços, uptime, capacidade de armazenamento, etc. 

 

2. Adaptação do serviço ao que você precisa

Cada projeto de site precisa de um tipo de hospedagem de sites diferente. Criar um blog que busca de sustentar com SEO e anúncios do Google exige um tipo de hospedagem diferente do que criar uma loja virtual que necessita de um sistema de pagamentos. Veja o quanto a empresa de hospedagem se encaixa no perfil do seu projeto. 

 

3. Veja quais softwares o plano cobre

Veja se o site tem suporte para o CMS que você quer usar (ex: WordPress, Joomla, Drupal ou Plone), se ele trabalha com todas as linguagens de programação ou se tem serviço oferecido para hospedagem Linux e Windows. Também é bom verificar quanto de espaço de banda que oferecem. Parecem detalhes, mas você vai ter muitas dores de cabeça se escolher a hospedagem errada nesses itens. 

 

4. Qualidade no suporte

Antes de contratar qualquer serviço de hospedagem de sites verifique como é o suporte da empresa. Nesse item, você deve verificar quais são os tipos de suporte que a empresa tem (online, telefone, e-mail) e também quais os tipos de problemas elas atendem. Vale pesquisar se há reclamações com a demora das empresas para resolver problemas de usuários como, por exemplo, o site ficar fora do ar. Se houver muitas críticas ao atendimento, caia fora.  

 

5. Disponibilidade

Um dos itens mais importantes para se verificar é quanto tempo eles garantem que o site vai ficar no ar. Uma das maiores reclamações com empresas de webhosts é em relação ao site ficar muito tempo fora do ar ou o serviço não sustentar o site em picos de audiência (ou seja, tem escalabilidade baixa). Pesquise para ver se a empresa não tem esses problemas. 

Depois de verificar esses itens, aí sim o preço pode começar a pesar na decisão da escolha da hospedagem de sites. Se você continua em dúvida, compare mais alguns itens de hospedagem no ranking!

Comparar empresas de hospedagem no Ranking Nacional

 



Você também vai gostar de:

Share This