web analytics

Uma das coisas que mais atraem os usuários de internet é a visualização de vídeos. Em alguma ocasiões é inevitável você colocar aquele vídeo demonstrativo em seu site. Mais do que isto, armazenar vídeos pode ser a principal atividade de sua página. Existem muitos sites de diversos segmentos que trabalham diretamente com vídeos. Mas aí entra a dúvida: qual é a melhor forma de hospedar os vídeos no seu site? Através de sites como o Youtube ou diretamente no seu servidor?

Isto depende muito do tipo de site que você quer oferecer. Se você é daqueles administradores que postam vídeos ocasionalmente, o melhor caminho é procurar sites na internet para hospedar estes vídeos. Porém, se você tem um site de vídeos (com postagens frequentes e produção de filmes por uma equipe do site) é melhor pensar em um sistema no seu servidor. Há vantagens e desvantagens de utilizar sites de vídeos como o Youtube. Vamos falar algumas delas:

Vantagens em hospedar vídeos em sites como o Youtube: A primeira e mais clara vantagem de hospedar um vídeo em um local fora do seu site é que ele não vai ocupar espaço de armazenagem no seu servidor. Normalmente, os vídeos são os tipos de arquivos mais pesados para se colocar em um site. Para quem tem limite de armazenagem de dados, isto pode ser trágico. Quando você hospeda seu site no Youtube, você apenas coloca um link no seu site.

Outra vantagem de hospedar um vídeo fora do seu site é a facilidade. Principalmente se você não é o produtor do vídeo. Digamos que você deseja apenas reproduzir em seu site um vídeo legal que encontrou na net. Se você for hospedar em seu servidor, vai ter que baixar o arquivo na internet, configurar para o formato que melhor se encaixa no seu site e depois fazer o upload do vídeo no seu site. Se você usa outro site, a única coisa que precisa fazer é colocar o link do vídeo no seu site.

Vantagens em hospedar vídeos no servidor: Quando você hospeda um vídeo diretamente no seu site, dá um ar mais profissional ao trabalho. Até porque dá para personalizar com uma marca d’água da sua página em vez da logo do Youtube. Além disso, há dois riscos quando você hospeda um vídeo em um local externo: você pode perder um visitante quando ele clica no vídeo e o vídeo que você colocou o link ser deletado do Youtube. Com servidor próprio não há estes riscos.

É óbvio que se você opta por ter um site que hospeda vídeos a preferência é que contrate um serviço de hospedagem de sites ilimitado para não correr o risco de atingir o limite dos arquivos. Outra coisa que devemos destacar é que além do Youtube, há outras opções de sites para a armazenagem de vídeos online. Veja algumas destas opções: http://www.divx.com/stage6/, http://www.screenjunkies.com/ http://dailymotion.com e o http://www.metacafe.com/.



Você também vai gostar de:

Share This