web analytics

Ter um centro de processamento de dados é uma responsabilidade muito grande. Os donos destes locais têm o peso de cuidar de dados primordiais dos clientes, no caso empresas e sites. Além disso, um datacenter consome muita energia elétrica e recursos naturais, já que diversas máquinas têm que ficar ligadas 24 horas por dia. Para evitar locais de má qualidade e com excesso de consumo de energia, existem diversas certificações que diferenciam datacenters e seus profissionais.

A postagem de hoje do https://dicasdehospedagem.com/ vai mostrar quais são os principais certificados de qualidade para datacenters no Brasil e no mundo. Eles são muito importantes para você saber quais são os melhores serviços de hospedagem de sites existentes. Um datacenter de qualidade pode ser a diferença entre um serviço de hospedagem que satisfaça as suas expectativas e algo que só vai lhe dar dores de cabeça. Confira agora cada um deles:

Certificações da TIA (Telecommunications Industry Association): Umas das certificações mais importantes do mundo para o datacenters são as da TIA.  Basicamente a empresa conta com dois certificados: o TIA CCNT (Certified in Convergence Network Technologies) e o TIA CTA (Convergence Technologies Professional). Estes certificados medem a qualidade dos profissionais que trabalham com datacenters.

O TIA CCNT é um certificado que mostra a capacidade das pessoas de trabalhar com a comercialização de produtos relacionados aos datacenters. Para passar no CCNT é preciso passar por um teste de conhecimento de diversos assuntos relacionados à datacenters. São seis itens: bases das telecomunicações, comunicação de dados, integração telefone computador (CTI), redes locais (LANs), tecnologias de banda larga, e voz sobre IP (VoIP). Quem passa nestes teste consegue o certificado.

Após conseguir o TIA CCNT, há o teste do nível avançado de conhecimento que é o TIA CTA. A prova é muito mais complicada e representa um nível avançado em conhecimento de datacenters. Para se ter uma ideia, apenas 4 mil pessoas no mundo têm este certificado. Os testes são de redes de dados, rede de telefonia e convergência de tecnologias. A pessoa que consegue estes dois certificados prova que é um profissional competente para trabalhar com datacenters.

TIER 942: Se o teste citado anteriormente é importante para os profissionais, a certificação de agora é importante para os locais. A certificação TIER mede a eficiência energética dos datacenters. Este tipo de certificação é decisiva para a ação das empresas que buscam o TI verde. Quanto mais economiza de energia, melhor é o nível do datacenters. A classificação vai de I a IV. Só para ter uma ideia da rigidez da avaliação, não há nenhum datacenter nível IV no Brasil.

ISO (International Organization for Standardization): O mais conhecido certificado de qualidade no mundo também se aplica aos datacenters. O ISO 27001 mede a qualidade de segurança da informação  e o ISO 9001 mede a qualidade do datacenter em geral. É importantíssimo verificar quais são os datacenters que têm estes selos de qualidade. Se quiser saber quais são as empresas que têm estes certificados confira no ranking de hospedagem de sites do Dicas de Hospedagem.



Você também vai gostar de:

Share This