web analytics

Um dos termos mais falados no ramo de venda e revenda de hospedagem de sites é cloud computing (também chamado no Brasil de hospedagem em nuvem). Porém, a própria definição do que seria a prática do cloud computing ainda é discutida e muitos profissionais de TI ainda não sabem ao certo do que se trata. Por isso, a postagem de hoje do DdH vai explicar como funciona o sistema de cloud computing e o que a hospedagem em nuvem pode auxiliar nos serviços de venda e revenda de sites.

O que é cloud computing

Como dito antes, a expressão cloud computing é bem ampla. Mas se formos explicar de uma forma mais simplificada, podemos afirmar que se trata de um local onde os dados são acessados via internet, em um lugar remoto. Ou seja, no cloud computing toda a informação de softwares e sites são armazenadas em um local abstrato e não físico. Por causa disso, criou-se o termo cloud (nuvem) para caracterizar o banco onde são armazenados estes dados.

As vantagens de um sistema assim já podem ser vistas logo de cara. Afinal, se o armazenamento de dados está em um local abstrato e não físico há muita economia de hardwares. Ou seja, os dados acabam sendo otimizados e logo não é preciso gastar tantos recursos com aparelhos para armazenagem de dados e com a manutenção destes aparelhos. Isto acaba tornando as próprias empresas mais “verdes”, ou seja, mais sustentáveis. Por isso, as técnicas de cloud computing acabam se tornando até uma forma de marketing das empresas. Afinal, todo mundo quer mostrar que é sustentável.

A hospedagem em nuvem é algo mais comum do que se pensa. Qualquer pessoa que utiliza serviços na internet se utiliza do cloud computing. Este tipo de sistema de armazenamento de dados inclui o uso de e-mails, o gerenciamento de dados de um perfil nas redes sociais e a transferência de arquivos em sites (como Rapidshare e Megaupload). E claro, também inclui o armazenamento de dados de sites. É aí que entram as vantagens do cloud computing no trabalho de venda e revenda de hospedagem de sites.

Vantagens do cloud computing na revenda de hospedagem de sites

Como vocês viram na (breve) explicação do que é cloud computing, uma das vantagens para as grandes empresas que utilizam esta forma de armazenamento de dados é a otimização de hardwares. Se isto vale para as grandes corporações, para quem trabalha com a revenda de hospedagens de sites é um fator quase decisivo. Afinal, proporciona você trabalhar com o serviço sem gastar quase nada com aparelhagem.

Ou seja, é possível iniciar um trabalho de revenda de hospedagem de sites apenas usando um computador com acesso a internet. Uma vez que todos os dados estão armazenados na rede, é possível trabalhar de qualquer lugar e em qualquer computador. Estas vantagens fazem o cloud computing virar uma tendência no mercado de hospedagem de sites. Confira nos nossos rankings de hospedagens e de revenda de hospedagem quais são as empresas que já trabalham com o serviço de hospedagem em nuvem.

Ranking de revenda de hospedagem



Você também vai gostar de:

Share This