Série maiores datacenters do mundo: a estrutura que alimenta o Facebook

A série do https://dicasdehospedagem.com sobre os maiores datacenters do mundo já falou sobre os centros de processamento de dados da IBM, UOL e Intelig. Agora é a vez do nosso site mostrar a estrutura do datacenter de um dos maiores sites do momento: o Facebook. Segundo o Ranking Alexa (que mede a popularidade de páginas da internet), o http://facebook.com é o segundo site mais visitado do mundo. Só fica atrás do Google neste ranking.

Claro que um site com esta magnitude não pode depender de um datacenter contratado. Para sustentar toda a estrutura do site do momento (podemos dizer que é, ainda mais lançamentos de filmes como A Rede Social), a empresa de Mark Zuckerberg conta com dois datacenters: um fica na cidade de Prineville (Oregon, EUA) e o outro (em construção) é localizado em Forest City (Carolina do Norte, EUA).

Até construir o primeiro datacenter, o Facebook gastava nada menos do que 50 milhões de reais por ano para manter a rede social no ar. Para construir do datacenter de Prineville, o Facebook gastou cerca de 188 milhões de dólares. Já para fazer o datacenter em Forest City, a empresa está desembolsando nada menos do que 450 milhões de dólares. Agora vamos falar um pouquinho sobre cada um dos datacenters do Facebook.

Facebook datacenter – Prineville (Oregon, EUA)

O primeiro datacenter do Facebook causou muita polêmica. No projeto do local de Prineville, a empresa planejava construir em centro “verde” (ou sustentável). Como já foi dito muitas vezes na nossa série sobre os maiores datacenters do mundo, trata-se de uma estratégia das empresas construir um local que economize energia natural e que reaproveite recursos.

Porém, uma denúncia manchou um pouco da imagem do datacenter de Prineville. O Greenpeace denunciou que carvão mineral mantinha o local em funcionamento. Isto é o oposto do que a empresa havia prometido em relação a energia limpa quando o local foi construído. Isto fez as pessoas esquecerem outras ações sustentáveis do local, como o reaproveitamento de ventilação natural em substituição de coolers.

O local foi construído em fevereiro de 2010. A escolha da cidade de Prineville foi influenciada por uma política de redução de impostos da empresa. A economia pode chegar a 4 milhões de dólares nos próximos 15 anos. O local tem o tamanho de 100 mil metros quadrados e conta com a capacidade para nada menos do que 147 mil servidores em pé.

Facebook datacenter – Forest City (Carolina do Norte, EUA)

A estrutura de Prineville não foi suficiente para suportar o crescimento do Facebook, hoje com 600 milhões usuários no mundo. Tanto que foram precisos 450 milhões de dólares para a construção do segundo datacenter da empresa. O início das obras foram em novembro do ano passado e o local ficará pronto no meio do ano que vem. O CPD terá 100 mil metros quadrados, tal como o Prineville. Resta saber quando que o Facebook vai ter que construir um terceiro datacenter. Do jeito que a rede social tem crescido…

Veja as outras postagens da série:

https://dicasdehospedagem.com/dicas-de-hospedagem-inicia-serie-com-os-maiores-datacenters-do-mundo/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-“verde”-da-ibm/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-uol-datacenter/


publicado em

Precisa de ajuda para escolher uma hospedagem?

Nossa inteligência artificial vai te ajudar a escolher, sem enrolação, a melhor opção pra você:


Comentários

4 respostas para “Série maiores datacenters do mundo: a estrutura que alimenta o Facebook”

  1. Série sobre os maiores datacenters do mundo: a estrutura do datacenter da Locaweb – Dicas de Hospedagem de Sites

    […] https://dicasdehospedagem.com/serie-maiores-datacenters-do-mundo-a-estrutura-que-alimenta-o-facebook/ PDRTJS_settings_1972275_post_1729 = { "id" : "1972275", "unique_id" : "wp-post-1729", "title" : "S%C3%A9rie+sobre+os+maiores+datacenters+do+mundo%3A+a+estrutura+do+datacenter+da+Locaweb", "item_id" : "_post_1729", "permalink" : "http%3A%2F%2Fdicasdehospedagem.com%2Fserie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-estrutura-do-datacenter-da-locaweb%2F" } […]

  2. Série maiores datacenters do mundo: as caixas pretas do Google – Dicas de Hospedagem de Sites
  3. Série sobre os maiores datacenters do mundo: O datacenter da Cisco Systems no Texas – Dicas de Hospedagem de Sites
  4. Veja o que aconteceu de melhor na série sobre os maiores datacenters do mundo – Dicas de Hospedagem de Sites

    […] Os sistemas redundantes para economia de energia e resfriamento, o uso de energias renováveis para abastecer os datacenters e também o investimento em sistemas de resfriamento natural (como o uso do ar natural para resfriar os servidores) são algumas das práticas que as empresas utilizam a fim de ganharem a fama de datacenter verde. Por outro lado, algumas empresas acabaram se “queimando” em relação a sustentabilidade como por exemplo, o datacenter do Facebook. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *