web analytics

Continuando a série sobre os maiores datacenters do Brasil e do mundo o Dicas de Hospedagem vai falar sobre o UOL datacenter. A própria UOL considera o datacenter como o mais moderno do Brasil. O datacenter fica bem no centro da cidade de São Paulo. A estrutura do prédio é gigantesca: é um prédio de oito andares, distribuídos em mais de 6 mil metros quadrados. Este local é um dos trunfos que deixa a UOL bem colocada no Ranking de hospedagens do nosso site.

O datacenter foi inaugurado em abril de 2010 e tem capacidade para suportar 30 mil servidores físicos. A necessidade de ter que oferecer mais serviços de Cloud Computing (também chamada de computação em nuvem) fez a UOL construir o novo datacenter. Além deste prédio em São Paulo, a empresa conta com mais dois datacenters na capital paulista, um em Porto Alegre (RS) e um em Houston (EUA).

Um fator muito importante do UOL Data Center é que foi construído nos padrões do Green computing. Ou seja, foi construído para seguir padrões de sustentabilidade (tal como o datacenter da IBM). Para satisfazer estes padrões, a UOL investiu em mecanismos para reduzir os custos de energia e também a emissão de resíduos na atmosfera.

A estrutura dos oito andares do datacenter é assim. Nos três subsolos ficam os sistemas de suprimento de energia, do primeiro ao quarto andar ficam os servidores e no topo do prédio se localizam os sistemas de refrigeração. Veja agora como funciona cada setor do datacenter:

Suprimento de energia: Nos três subsolos do prédio do datacenter estão localizados locais para armazenar energia. Foi construído um sistema que fornece suprimentos de energia em momentos críticos. A energia é distribuída individualmente para cada andar, que têm sistema de No Break próprios. A capacidade total de energia é de 12 MVA, garantidas por quatros máquinas de energia de 3 MVA cada.

Sistemas de refrigeração: Localizado no topo do prédio do datacenter, o sistema de refrigeração é necessário para manter a temperatura dos servidores em total controle. O local tem isolamento acústico e sistema de circulação redundante de água gelada. Isto possibilita o mínimo gasto com água, o que deixa o prédio nos padrões internacionais. Há diversos mecanismos que evitam vazamentos e incêndios. O que torna o local seguro.

Servidores: Com certeza o local principal do UOL datacenter é a área onde ficam localizados os servidores. São quatro andares que têm material antiestático e a capacidade de aguentar 1500 Kgs/m². O local tem corredores de servidores que ficam no sistema de refrigeração quente/frio. Ou seja, uma fileira tem ar quente e outra ar frio. Isto é bom para evitar superaquecimento.

Os elevadores do prédio têm capacidade de suportar até 4,5 toneladas e o prédio tem capacidade de expansão para o caso da UOL querer ampliar a área do local. Isto torna do UOL datacenter um dos maiores do Brasil e do mundo. E faz dos serviços de hospedagem da UOL um dos melhores do Brasil.



Você também vai gostar de:

Share This