web analytics

A terceira postagem da série que o DdH está fazendo com os maiores centros de processamento de dados do mundo é sobre o Intelig Data Center, também chamado de IDC. Este datacenter da Intelig (empresa que trabalha com diversos serviços de comunicação) é localizado na cidade de São Paulo, no bairro da Lapa. Ele está entre os maiores datacenters do Brasil.

Além de armazenar dados do próprio serviço de hospedagem da empresa, o Intelig Data Center hospeda servidores de diversas empresas de hospedagem de sites do Brasil. Este tipo de parceria é comum no mercado de hospedagem de sites. Empresas que não dispõem de um datacenter próprio acabam alugando espaços em locais como o IDC. Algumas empresas trabalham com 20 servidores, outras com 30, etc.

Este serviço é chamado de collocation. Através desta “locação” de espaço interno, o IDC da Intelig acaba centralizando os dados de muitos sites do Brasil. Muitas das empresas do nosso ranking de hospedagem de sites trabalham em conjunto com o Intelig Data Center. O datacenter da Intelig oferece sistema de energia elétrica redundante (o que oferece economia de energia), câmeras de segurança e outros serviços.

A capacidade de armazenagem de dados no datacenter da Intelig é de 16 mil servidores, entre serviços de collocation e hospedagem de sites pelo próprio serviço da Intelig. O local tem uma das estruturas mais modernas do Brasil no ramo. Mas qual é o grande trunfo do Intelig Data Center? A resposta está em apenas um termo: Backbone IP. Agora vamos explicar o que é isto.

A alta velocidade do Backbone IP do Intelig Data Center

Para quem não sabe, Backbone (também chamado de rede de transporte) é o sistema de ligações globais de um tipo de conexão. Se formos traduzir o termo backbone para o português vamos  chegar ao termo espinha dorsal. E é isso mesmo que significa, este sistema é a base para a conexão de redes. Os dados do Intelig Data Center são armazenados e transportados diretamente por um Backbone de alta velocidade.

Isto garante uma transferência de dados na velocidade de 17gb/seg e garante mais segurança na transferência de dados. Isto faz da velocidade o maior trunfo dos serviços do Intelig Data Center. Além do “fator backbone”, o IDC conta com outros elementos como sistemas elétricos contra quedas de energia (no breaks e geradores), proteção de dados com firewall e backup diário. O IDC ainda se utiliza de infraestrutura de fornecimento de energia redundante e controle de temperatura nos padrões dos melhores datacenters mundiais como medidas de segurança.

Em termos de tamanho, estrutura e práticas sustentáveis o datacenter da Intelig se mostra muito menor que o outro datacenter brasileiro mostrado na nossa série de reportagens sobre hospedagem: o da UOL. Mesmo assim, o CPD da Intelig se diferencia por abrir os seus serviços para collocation e pela velocidade que oferece aos seus clientes. Talvez você nem saiba, mas seu site tem grandes chances de estar hospedado em algum rack do IDC em São Paulo.

Veja as outras postagens da série:

https://dicasdehospedagem.com/dicas-de-hospedagem-inicia-serie-com-os-maiores-datacenters-do-mundo/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-“verde”-da-ibm/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-uol-datacenter/



Você também vai gostar de:

Share This