web analytics

Na semana anterior mostramos o primeiro datacenter brasileiro a conquistar o nível de excelência TIER III (se quiser saber sobre certificados de datacenters veja este artigo), o datacenter da Ativas. Na postagem desta semana o Dicas de Hospedagem vai mostrar um pouco da estrutura do outro local que tem esta certificação em nosso país: o centro de processamento de dados da empresa T-System Brasil, que pertence ao grupo alemão Deutsche Telekom.

Esta datacenter é localizado na cidade de Barueri em São Paulo e foi fundado em dezembro do ano de 2010. Para colocar este CPD em funcionamento foram investidos nada menos do que 50 milhões de reais. A área do local é de 600 m², com capacidade de expansão para até 1,8 mil metros quadrados e abriga 2 mil servidores. Este número possibilita ao local abrigar 70 terabytes de armazenamento e nada menos do que 30 petabytes para guardar em dados de backup.

Este é o quarto datacenter que o grupo detém no Brasil. Todos os outros locais também ficam no estado de São Paulo: um na capital e dois datacenters em São Bernardo do Campo. Entre os principais clientes da T-System do Brasil (o grupo que detém a empresa é da Alemanha) estão o grupo de comunicação Abril (a empresa armazenou os dados do setor de assinaturas), a Volkswagen do Brasil e da Argentina, a Audi, a Delphi, entre outras empresas.

O certificado TIER III foi conquistado pelo datacenter da empresa graças a construção planejada na confiabilidade, disponibilidade (os níveis de disponibilidade do servidor chegam a 99,98% do tempo total), escalabilidade, segurança de dados e eficiência no consumo de energia elétrica (sistemas redundantes de resfriamento e climatização garantem a economia de energia do local). Claro que o título de datacenter TIER III tem ajudado a empresa a angariar mais clientes.

No datacenter trabalham cerca de 100 funcionários. A estrutura do local é praticamente toda baseada em cloud computing (se quiser saber do que se trata, veja este artigo). Todos estes requisitos fizeram um local com tamanho relativamente reduzido ser capaz de armazenar muitos dados e com qualidade. Podemos ver pelos clientes que a T-System do Brasil tem que a escolha de parcerias é detalhada e que na maioria das vezes a empresa só trabalha com grandes corporações.

Saiba um pouco mais sobre a Deutsche Telekom

O grupo que é dono da T-System do Brasil é uma gigante das telecomunicações na Europa. Só para ter uma ideia, a Deutsche Telekom é a maior empresa de telecomunicações do continente. Atualmente a empresa conta com nada menos do que 200 milhões de clientes espalhados em 50 países. Até o Governo da Alemanha detém uma parte das ações da Deutsche Telekom: 15% da ex-estatal. Só a história da empresa já explica como construíram um datacenter com tanta moral no Brasil.

Veja outras postagens da nossa série:

https://dicasdehospedagem.com/dicas-de-hospedagem-inicia-serie-com-os-maiores-datacenters-do-mundo/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-“verde”-da-ibm/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-uol-datacenter/

https://dicasdehospedagem.com/serie-maiores-datacenters-do-mundo-os-intelig-data-center-idc/

https://dicasdehospedagem.com/serie-maiores-datacenters-do-mundo-a-estrutura-que-alimenta-o-facebook/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-estrutura-do-datacenter-da-locaweb/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-da-microsoft/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-do-cpd-da-telefonica/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-verde-da-sun/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-conheca-o-primeiro-cpd-tier-iii-do-brasil/



Você também vai gostar de:

Share This