web analytics

Qual é o plano de hospedagem ideal para sua empresa?

Melhor plano de hospedagem de sites

Com a chegada do fim do ano, chega também aquela época em que fazemos um balanço. Em que acertamos? Em que erramos? Quais escolhas definiram nosso cotidiano e qual o impacto delas em nossas vidas?

Se você possui uma empresa, é inevitável dedicar uma parte das resoluções de fim de ano para ela. Será que houve crescimento? É possível capitalizar novos clientes e abranger um público maior?

Muitas estratégias podem ser traçadas com esse objetivo, e praticamente todas elas dependem da presença de sua empresa na Internet. Sendo a Internet um dos meios de comunicação mais utilizados atualmente e, sem dúvida, o de maior alcance, é indispensável utilizá-lo a favor de sua empresa como meio de divulgação e proximidade com o público.

Para tudo funcionar adequadamente, porém, é necessário um bom plano de hospedagem, que esteja de acordo com suas necessidades como empresa e forneça sempre o melhor desempenho a um valor justo e que caiba em seu orçamento.

É exatamente sobre isso que falaremos aqui, na última publicação do Dicas de Hospedagem de 2014. Vamos lá?

 

 

O que devo levar em consideração na escolha do plano de hospedagem?

 

Quando você começar a pesquisar, irá se deparar com uma infinidade de planos de hospedagem. Uma grande parte deles estará cheia de promessas milagrosas, apresentando um ótimo desempenho a um preço baixíssimo. A primeira coisa que se deve ter em mente é que não existe nenhuma empresa boazinha que cobra pouco por um serviço acima da média – e existem, entretanto, empresas que cobram muito por um serviço que nem sempre está de acordo com o esperado. É preciso ficar de olho.

Sendo assim, veja aqui o que você deve considerar em um bom serviço de hospedagem:

 

1. Uptime

É a garantia de que seu site permanecerá no ar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso não é nenhum diferencial; é o mínimo que uma empresa de hospedagem deve oferecer – e elas até oferecem, mas nem sempre cumprem o acordado. Lembre-se que sua empresa pode até perder clientes para a concorrência por estar apenas alguns minutos fora do ar. Com a alta competitividade, é possível que várias outras empresas estejam oferecendo algo similar ao que você oferece. Logo, sofrer com downtime com certeza prejudicará e muito o potencial de sua empresa.

 

2. SEO

Se você possui um bom website, deseja que as pessoas consigam localizá-lo facilmente, não é? É através do SEO que sua empresa conquista boas posições nos buscadores. Dessa forma, ela é notada com maior facilidade e consegue atingir uma parcela ainda maior do público. Se o plano de hospedagem deixa a desejar, seu SEO é diretamente afetado e, com isso, você já pode se preparar para perder algumas posições no ranking de busca do Google.

 

3. Segurança

É preciso estar pronto para lidar com eventuais ataques de hackers. As boas empresas de hospedagem oferecem ótimas medidas de segurança para não sofrer com esse revés. De que adianta criar um bom site, sendo que não há garantia de que o conteúdo permanecerá intocado e livre de softwares maliciosos? É válido relembrar aqui que até o Google está considerando o quesito segurança para definir o ranking de resultados das buscas – o que já era esperado, depois dos ataques Heartbleed, Shellshock Vulnerability e a Vulnerabilidade POODLE afetarem uma infinidade de servidores.

 

4. Suporte

Você pode possuir uma boa equipe para desenvolver seu site e cuidar de eventuais problemas, ou então pode administrar a página por conta própria. Independente disso, certifique-se de que a empresa de hospedagem ofereça um bom suporte. Nós nunca lembramos disso quando escolhemos um plano de hospedagem porque pensamos que não passaremos por nenhum tipo de problema com nosso site, mas esse percalço pode afetar qualquer um. É sempre válido se precaver!

 

5. Upgrade

A possibilidade de upgrade também deve ser levada em consideração. Você pode escolher um plano mais básico de início, mas espera crescer – e se o host não estiver pronto para crescer com você, logo seu site será afetado por todos os problemas que citamos acima. Verifique se a empresa de hospedagem oferece planos diferenciados e de maior capacidade para atender as eventuais demandas que um site em crescimento exige.

 

 

Servidor dedicado ou VPS?

 

Devo optar por um servidor dedicado, já que ele possui o melhor desempenho do mercado?

Bem… depende. Se você está começando a desenvolver seu site agora, o servidor dedicado pode ser demais. Seu site ainda não precisará de tudo que o servidor dedicado oferece. O tráfego não justifica, nem a banda para suportar os acessos e as atividades desenvolvidas por você.

Nesses casos, sugerimos a hospedagem VPS. O valor investido nesse plano não é tão alto quanto ao de um servidor dedicado, e o desempenho se assemelha a ele. O VPS não te deixa na mão nem mesmo durante os picos de acesso, logo você não precisará se preocupar com downtime ou carregamento demorado.

Se o seu site está crescendo e você deseja contratar um plano mais completo, com ferramentas diferenciadas e suporte para mais acessos e atividades que exigem uma alocação de banda maior, aí sim o servidor dedicado é uma boa pedida – só se certifique de que o retorno que você espera está de acordo com o valor investido nessa mudança, caso contrário até mesmo o desenvolvimento de seu site pode ser prejudicado.

 

 

Quais são as melhores empresas de hospedagem?

 

A equipe do Dicas de Hospedagem continua de olho no mercado de hospedagem e lista aqui as cinco melhores empresas nesse ramo.

 

1. Hostgator << A melhor empresa de hospedagem de sites

Empresa referência no exterior, com planos trienais, trimestrais e anuais, o Hostgator garante um uptime de 99,99% e uma taxa de transferência ilimitada. Além disso, o espaço para publicação de conteúdo também é ilimitado. Vale destacar também o atendimento ao cliente, muito acima da média de mercado.

 

2. UOLHost

Após a recente construção de um datacenter de primeiro mundo, o UOL, já referência de conteúdo no Brasil, garante seu espaço também no mercado de hospedagem. Com um espaço em disco de 10GB, o UOL fornece taxa de transferência ilimitada e uptime acima de 99%. Os planos variam de mensal a anual, com redução no valor com a contratação de um plano de maior duração.

3. Hostdime

Está entre as 50 maiores empresas de hospedagem no mundo. Presente no Brasil desde 2006, o Hostdime oferece 99,9% de uptime, espaço em disco e transferência ilimitadas. Os planos variam entre mensal, trimestral e anual.

4. Kinghost

Com um sistema único de bônus progressivo de transferência e espaço para clientes que pagam em dia, o Kinghost vem conquistando seu espaço no Brasil desde 2005. Os planos são trienais, trimestrais ou anuais. As taxas de transferência são de 300GB o espaço em disco de 8GB. A garantia de uptime é de 99,9%.

5. Locaweb

Desde 98, a Locaweb é uma das maiores empresas de hospedagem no Brasil e na América Latina. As taxas de transferência e o espaço em disco são ilimitados e os planos variam entre anual, semestral e trimestral.

No fim das contas, a decisão quanto ao plano de hospedagem deve ter como base a necessidade de sua empresa e o que você espera para seu site.

Você já trabalhou com alguma das empresas citadas aqui? Qual o plano de hospedagem que você utiliza atualmente? Ele está de acordo com suas expectativas, ou sente que já está no momento de mudar de plano? Não deixe de compartilhar sua opinião com a comunidade do Dicas de Hospedagem através de seção de comentários!



Você também vai gostar de:

Share This