web analytics

SEO representa uma das maneiras mais eficazes de destacar seu website dentre os demais e ser notado. É através do Search Engine Optimization (ou Otimização para Sites de Busca) que uma página avança algumas posições nos principais buscadores e, consequentemente, recebe mais visitas.

O problema é que praticamente todos os envolvidos com criação de sites e hospedagem sabem dessas informações e, por isso, começam a surgir várias teorias e fórmulas mágicas para dar um boost no SEO da página – bem como profissionais especializados unicamente em SEO.

A verdade é que, como qualquer outro elemento de um site, trata-se de uma relação de ação e reação. Você tomará uma determinada atitude e espera obter um resultado com ela. Com SEO, algumas atitudes também podem ser tomadas, e elas impactam direta e indiretamente o ranking de seu site nos buscadores.

A questão é: o que realmente impacta SEO?

 

Principais critérios de SEO

 

Experiência de navegação.

Todo site fornece, bem ou mal, uma experiência de navegação. A intenção é que ela seja sempre a melhor possível, para que o visitante casual volte a acessar a página. Quais medidas tomar para se certificar de que o site está funcionando corretamente?

Primeiramente, o desempenho. Resumindo, o site tem que ser rápido. Os buscadores preferem direcionar seus visitantes a sites que carregam dados rapidamente ao invés de páginas que travam ou demoram muito para carregar.

Os “caminhos” do site (arquitetura de conteúdo, em outras palavras) também devem estar bem definidos. Isso significa que se você apresenta um link que deve direcionar o usuário para uma determinada página, é exatamente isso que o link em questão deve fazer. Links quebrados impactam negativamente SEO.

Uma última preocupação que todo administrador deve ter é com o downtime. Tudo bem tirar o site do ar para eventuais manutenções, mas evite fazê-lo constantemente (ou em horários de maior acesso). Lembre-se que a cada segundo fora do ar, o site perde um visitante em potencial – sem contar que os buscadores utilizam esse fator para definir a posição do site na busca. É muito mais interessante para o Google destacar um site que está no ar 24/7 do que uma página que não mantém uma boa frequência de uptime.

 

 

Seja encontrado!

O que mais posso fazer para que os usuários encontrem meu site?

Ainda vale a pena investir em palavras-chave, ou seja, aqueles termos que se relacionam com as buscas dos usuários e fazem com que seu site apareça como resultado. Pense no que sua empresa representa e em qual área ela se encontra para definir as palavras-chave. Considere o usuário que busca por termos gerais, mas lembre-se também dos que fazem buscas mais específicas. Só tome cuidado para não exagerar nas palavras-chave, pois o Google descarta resultados que não possuem relação com a pesquisa realizada pelo usuário.

Outra ferramenta mais atual e constantemente utilizada na Internet são as redes sociais. Seja o Facebook, o Twitter, o G+ ou o Instagram, as mídias sociais representam uma boa alternativa para divulgar o site, interagir com o público e conseguir mais acessos. Recomendamos que você crie apenas um número de perfis que consiga administrar, caso contrário eles podem parecer abandonados, desatualizados e acabarão por passar uma imagem amadora para a empresa.

 

 

Outros fatores importantes.


SEO-Content-WriterJá falamos sobre uma melhor experiência de navegação e ferramentas que ajudam a aumentar as chances de ser encontrado nos sites de busca. O que mais poderia ajudar em SEO?

Muitos não imaginam, mas até as homepages dos sites podem impactar a frequência de visitantes. Se ela não é organizada ou apresenta conteúdo dispensável, os usuários não conseguirão se localizar no site e certamente deixarão de acessá-lo – lembre-se que há outros sites na web que apresentam conteúdos semelhantes ao seu!

Outro fator válido é o marketing de conteúdo. Com ele, você promove sem promover através de publicações que apresentam conteúdo relevante para os usuários. É a chance de compartilhar informações diferenciadas e impactar todos os outros âmbitos do site.

Como? Bem, o marketing de conteúdo ajuda na ocorrência de palavras-chave relevantes para cada publicação, ampliando as chances de seu site ser encontrado nas mais variadas buscas.

Além disso, as publicações podem ser divulgadas nos perfis das redes sociais, evitando longos períodos sem atualização. Também permite que o usuário entre no site sem precisar passar pela porta da frente – a homepage. Com isso, ele poderá acessar outras áreas do site que talvez não chegaria nem a conhecer se precisasse sempre entrar no site pela homepage.

Por fim, o marketing de conteúdo ajuda, se bem praticado, a transformar seu site em referência na área em que sua empresa atua – e nem precisamos falar que não só o Google, mas qualquer um aprecia isso!

 

 

O impacto das empresas de hospedagem em SEO.

Ranking das empresas de hospedagem de sites

Até mesmo o plano de hospedagem contratado por você pode afetar o SEO de seu site! Lembre-se que parte da performance do site depende diretamente da empresa de hospedagem. Se ela oferece servidores instáveis, que não conseguem hospedar o conteúdo de seu site e o fazem sair do ar, a experiência de navegação é diretamente prejudicada.

Eventuais problemas que você pode se deparar no caminho e como a empresa de hospedagem lida com eles também afetam a boa relação com SEO. Pense bem: se a empresa de hospedagem não oferece o suporte necessário para resolver as questões de seu site, como você pode garantir uma boa experiência de navegação para seu público?

Se você percebe que sua empresa de hospedagem falha em algum desses aspectos, talvez seja hora de trocar seu prestador.

Para mais dicas sobre SEO, não deixe de acessar nossas outras publicações, onde abordamos com mais detalhes os diversos aspectos que envolvem a otimização dos buscadores!

Você conhece outros fatores que influenciam SEO? Qual sua experiência com as ferramentas apresentadas aqui? Não deixe de compartilhar sua opinião com a comunidade do Dicas através da seção de comentários!



Você também vai gostar de:

Share This