web analytics

Ao iniciar no mundo de hospedagem, a maioria das pessoas começa com um plano básico de hospedagem compartilhada, que lhes permite tranquilamente construir um site pequeno e se familiarizar com o mundo de web hosting. No entanto, não é sempre que alguém continua satisfeito com este tipo de hospedagem, sobretudo quando operam um negócio online realmente sério. Cedo ou tarde, o desejo e a necessidade de atualização será inevitável, e neste ponto o webmaster começa a considerar planos de hospedagem mais robustos, como VPS e Servidor Dedicado. O problema é que nem sempre é claro qual o melhor momento para fazer o upgrade. De fato, em muitos casos, você pode conviver com um plano de hospedagem “de base” por anos. No entanto, esse plano simplesmente não é suficiente se você está almejando crescer; e carregar páginas de forma lenta é apenas um dos muitos obstáculos que você vai encontrar se o seu site está sendo executado em um servidor de recursos insuficientes. Então, como você sabe quando é hora de upgrade?

Quantos visitantes diários o seu site possui?

Se o seu site está recebendo mais do que algumas centenas de visitantes diariamente, então você pode querer considerar a passagem do plano básico para um mais robusto. Isto é especialmente verdadeiro se você hospeda uma grande quantidade de conteúdos multimídia. Se houver muitas pessoas navegando no site e assistindo vídeos ao mesmo tempo, a banda rapidamente irá diminuir até que a experiência de navegação se torne menos agradável para os visitantes. Em muitos casos, o site pode começar a dar lags ocasionando uma paralisação completa, fazendo com que seus visitantes o abandonem completamente. Atualizar para um servidor dedicado lhe dará os recursos necessários para acomodar milhares de visitantes do site em uma base diária, e consumindo simultaneamente uma alta quantidade de banda.

Quantos sites você tem?

Se você tiver mais de cinco sites que recebem uma quantidade razoável diariamente, então a hora de fazer o upgrade é essa! Da mesma forma, se você tem um grande site que está recebendo uma grande quantidade de tráfego, você precisará ainda mais dos recursos e facilidades do servidor dedicado. Manter todos os seus sites em um plano de hospedagem compartilhada não é aconselhável quando se considera as limitações da sua configuração. Com um servidor dedicado, você pode, na maioria dos casos, hospedar até 50 sites de alto tráfego, especialmente se você está alugando um servidor poderoso.

Como está a performance do seu site?

Finalmente, o verdadeiro teste é o desempenho real dos sites que você possui. Se você ainda é capaz de navegar neles sem nenhuma lentidão, e  não está enfrentando qualquer problema de downtime, então pode ser interessante continuar com o seu plano atual. No entanto, se seus sites ficam fora do ar mais de uma vez por semana, e levam mais de 10 segundos para carregar uma página utilizando conexão de banda larga, então você deve definitivamente fazer uma atualização. O desempenho de um site irá afetar significativamente a taxa de rejeição e quantos visitantes  que retornam / visualizações de páginas por visita são recebidos.  A hospedagem compartilhada só pode ser útil até que o upgrade seja absolutamente necessário – e agora você já sabe quando vai precisar de algo mais avançado!

[via:webhostinggeeks]



Você também vai gostar de:

Share This