web analytics

Servidor Compartilhado

Recomendados para empresas que estão começando a firmar sua presença na Internet e não possuem a quantia necessária para investir num servidor dedicado, os servidores compartilhados são alvos constantes tanto de reclamações como de elogios por parte de seus usuários.

Apesar de possuir suas vantagens, o servidor compartilhado também deixa a desejar em alguns quesitos – e focaremos nisso na publicação de hoje: as características negativas que devem ser levadas em consideração na contratação de um servidor compartilhado.

Vamos lá?

 

 

O outro lado da moeda.

 

Sinônimo de economia e promessas de bom desempenho, o servidor compartilhado por vezes pode deixar alguns usuários na mão. O primeiro ponto que iremos analisar é o da velocidade. Atualmente, existem diversos sites disponíveis nos mais variados segmentos; isso não é segredo para ninguém. Como consequência de tal fato, fornecer a melhor experiência de navegação aos usuários tornou-se fator de extrema preocupação por parte dos desenvolvedores.

No momento que seu site deixa a desejar no quesito velocidade, a experiência de navegação é afetada negativamente – e os servidores compartilhados podem afetar o quão rápido as informações da página são carregadas. Por dividir o mesmo espaço com diversos outros sites, o seu website tem também os recursos igualmente compartilhados. Logo, se uma página terceira apresenta um mau funcionamento, seu próprio site pode ser afetado. Como resultado, você pode perder visitantes, ver seu tráfego cair e a bounce rate aumentar.

A velocidade também pode impactar SEO, já que os mecanismos de busca levam esse fator em consideração ao elaborarem seus rankings para as pesquisas realizadas pelos usuários. Logo, se os processos em seu site não são completados numa velocidade aceitável, você pode cair algumas posições no ranking do Google, do Yahoo ou do Bing, perdendo visibilidade e visitantes em potencial.

Aliás, toda a parte técnica por trás dos servidores compartilhados pode deixar a desejar. Dependendo do quão complexa for, sua página pode apresentar um melhor desempenho num servidor dedicado. Por mais que o valor de contratação de um servidor dedicado seja relativamente maior, o resultado é facilmente notado no quesito performance.

Como evitar problemas técnicos que afetam o desempenho e a velocidade de seu site? A escolha da empresa de hospedagem ideal para seu negócio faz toda a diferença e pode prevenir contra uma série de problemas – inclusive com os que acabamos de citar.

 

Seu site está hospedado em uma das melhores empresas de hospedagem de sites do Brasil?

 

Os problemas mais comuns dos servidores compartilhados.

 

Quais são as reclamações mais comuns dentre os usuários dos servidores compartilhados? Primeiramente, há a falta de flexibilidade. Uma característica que deveria representar um benefício para o servidor compartilhado – ele vem pronto para ser utilizado, com todos os programas e aplicações necessários, auxiliando quem não tem muito conhecimento em programação e desenvolvimento de sites – pode se revelar uma frustração. Isso ocorre porque o servidor compartilhado não permite a utilização de outros programas além dos já disponibilizados pela empresa de hospedagem contratada. Se você deseja instalar um software para ampliar a segurança de sua página, por exemplo, não verá sucesso na tentativa. O mesmo ocorre com outros programas que possuem as mais variadas funções.

Além da pouca flexibilidade, outra reclamação comum envolve o suporte das empresas de hospedagem. Além de limitado, o suporte dos servidores compartilhados demora a resolver problemas. Como são vários sites dividindo o mesmo servidor, é difícil identificar o problema a ponto de apresentar uma solução ágil.

Como evitar esses problemas? Novamente, a empresa de hospedagem pode representar a solução. A boa escolha da empresa que prestará serviços para você e estará disponível para resolver qualquer questão relacionada a seu site impacta diretamente na incidência de falhas na segurança, bem como no suporte oferecido.

Outra maneira de resolver ou evitar os problemas relatados nessa publicação é com planejamento. Se você sabe que seu site exigirá muito do servidor, vale a pena considerar a hospedagem VPS ou até mesmo o servidor dedicado. Voltamos a frisar esse tipo de hospedagem pela garantia no desempenho. Como já dissemos anteriormente, o valor investido no servidor dedicado é maior, mas compensa.

Você já hospedou seu site num servidor compartilhado? Como foi sua experiência? Não deixe de compartilhar sua opinião com a comunidade do Dicas de Hospedagem através da seção de comentários!



Você também vai gostar de:

Share This