web analytics

Há algum tempo, o Dicas de Hospedagem mostrou o que é um plano de hospedagem VPS e quais os principais aspectos de uma hospedagem VPS. Basicamente, o chamado Plano VPS é o intermediário entre o Servidor Dedicado e a Hospedagem Compartilhada. Hoje, vamos um pouco além disso e vamos conhecer um pouco mais sobre o Virtual Private Server (VPS). Esperamos que vocês aproveitem as nossas dicas =)

 

Se você quer crescer rápido, VPS é o ideal

 

Alguns webmasters garantem que o VPS é o sistema de armazenamento de dados ideal para quem tem planos de crescimento rápido para o site. Isto porque quando se utiliza um sistema de hospedagem compartilhada logo não se dá mais conta do trabalho. Sendo assim, surgiria a obrigação de migrar se sistema. E nesta altura do campeonato migrar seria perder dinheiro.   

Por outro lado, se você começar um site do zero já pagando pelos serviços de um servidor dedicado teria que gastar muito para investir em um negócio que está começando. Neste caso, o problema estaria em já começar gastando muito dinheiro. 

Por isso, alguns analistas garantem que começar um site com o sistema VPS já garante uma vantagem para pessoas que no futuro precisarão de um melhor serviço de hospedagem de sites e não desejam gastar muito. 

 

 

Mas por que o VPS apresenta vantagens em relação ao sistema compartilhado e ao de servidor dedicado?

 

Enquanto no sistema de hospedagem compartilhada, o usuário tem que dividir um espaço em servidor para armazenar dados com outros “vizinhos” e nos planos de servidor dedicado ele conta com uma máquina exclusiva, o VPS é o intermediário entre estes dois sistemas. Isto garante uma melhor reposta em relação a usabilidade e escalabilidade. 

Já em relação aos planos de servidor dedicado, o sistema VPS também apresenta certas vantagens. Além dos custos que são menores, a manutenção de um servidor dedicado vai exigir muito mais conhecimento (e tempo) de você.

Vantagens da Hospedagem VPS

Só para reiterar: quem precisa e quem não precisa de um VPS

 

Com todos estes pensamentos, chegamos à seguinte conclusão: se você tem um site com conteúdo dinâmico e planeja crescer em relação a audiência e interação dos usuários, o servidor VPS é uma boa opção. Ou seja, quem está começando e planeja crescer pode usar este tipo de sistema de armazenamento de dados. Recomenda-se começar com um plano mais simples de VPS e ir aumentando a capacidade com o passar do tempo. Webmasters que planejam ter sites e blogs médios já podem pensar no sistema. 

Por outro lado, se você é uma pessoa que pensa em criar um site estático em HTML e que não pensa em divulgar na internet através de redes sociais e criação de conteúdo on-page, então não precisa de uma hospedagem VPS. Isto também vale para projetos-testes e pessoas que mantém um site só por diversão. Agora, se você quiser começar uma hospedagem de sites com um servidor dedicado ou serviço de Cloud Computing, pense bem. Pondere se os custos iniciais vão valer a pena. Se a resposta for não, parta para o Virtual Private Server.



Você também vai gostar de:

Share This