web analytics

Apesar da importância crescente da presença online de empresas de todos os portes, muitos profissionais não estão traçando estratégias de maneira apropriada para seus negócios. A competição só aumenta e, com a Internet tornando-se cada vez mais presente no mundo coorporativo, uma solução viável para destacar-se é criar um website dedicado a sua empresa. Uma página customizada e funcional na Internet não é tão cara quanto se imagina, e, se construída corretamente, pode gerar o mesmo retorno que qualquer outro investimento em propaganda geraria.

Por que é importante construir um site para meu negócio?

Por que a presença de seu negócio na Internet é significativa?

Muitas empresas buscam através dos meios tradicionais uma maneira para estabelecer uma relação efetiva com seus clientes e, ao mesmo tempo, conquistar seu espaço com consumidores em potencial. Entretanto, manter-se apenas no ambiente offline pode ser arriscado quando o público passa cada vez mais tempo no ambiente online. Logo, não importa o quão estável seu negócio é offline, o mínimo de esforço em firmar a presença do mesmo na Internet é crucial.

Se você possui um pequeno negócio ou uma empresa recém-formada, não serão muitos os recursos e tempo disponíveis para investir numa estratégia para adentrar a Internet. Há alguns passos simples, porém, para começar a usufruir do que a web pode oferecer.

 

Uma imagem profissional e acessível

Pode parecer exagero, mas o design de um site pode definir a primeira impressão de seu negócio. Se construído apropriadamente, o site é capaz de gerar por si só uma imagem de competência e profissionalismo para sua empresa. Neste caso, as expectativas podem adquirir certo peso, portanto é vital estar pronto para receber os consumidores fisgados pela experiência online e dar continuidade àquilo que o website indicou como um serviço ou produto de qualidade.

Ser acessível também é importante. Os clientes precisam saber como e onde encontrá-lo; mais do que isso, é necessário mostrar aos consumidores que sua empresa está pronta para dar o suporte adequado para qualquer que seja a necessidade. Ações básicas, como uma url simples e que tenha relação com sua empresa, bem como um ambiente organizado para seu site podem facilitar a localização de seu negócio na Internet, o que colabora para o retorno desses clientes posteriormente.

 

Aposentando as páginas amarelas e a disponibilidade 24h de sua empresa

Convenhamos… Quem ainda guarda as gigantescas listas de endereços e telefones? E, principalmente, quem ainda as utiliza para encontrar uma solução para seu problema? Até para escolher a empresa ideal para consertar um defeito comum em nossas TVs, optamos por fazer uma rápida busca do Google para encontrar o técnico mais próximo ao invés de passar vinte ou até trinta minutos tentando localizar um profissional de qualidade nas páginas amarelas.

Isso só deixa evidente a importância de seu site ser localizado facilmente nas diversas ferramentas de busca espalhadas pela Internet. Portanto, além de escolher uma boa empresa de hospedagem de sites, é necessário utilizar as estratégias de SEO para potencializar as chances de seu website ser encontrado pelos sites de busca mais acessados, como Google, Yahoo ou Bing.

Outra vantagem que a criação de um site para sua empresa acarreta é a disponibilidade da informação acerca dos produtos e serviços oferecidos: todo conteúdo exibido pela página permanece 24 horas por dia na rede, podendo o cliente ter acesso e, com base nisso, optar pela empresa que melhor atende suas necessidades e expectativas. Além da questão da disponibilidade, o site poderá ajudá-lo também a poupar tempo: basta disponibilizar na Internet tudo que considera oportuno sobre seu negócio, e poupará horas e horas no telefone respondendo dúvidas básicas que poderiam ser sanadas rapidamente por seu website.

 

Relação com o cliente nos mais variados canais

A Internet oferece diversas ferramentas que, num primeiro momento, podem passar uma ideia expansiva e global de divulgação da sua empresa. Há, porém, a possibilidade da utilização dessas ferramentas para a firmação de uma relação mais íntima e local com os clientes – o que é recomendado, pois é a partir disso que é possível ter acesso a um feedback de novos consumidores e, ao mesmo tempo, fornecedor um suporte personalizado ao público e conquistar sua confiança.

Estar presente em vários canais é importante, mas é preciso concentrar-se nos principais. Saber utilizar os benefícios do Facebook a seu favor, por exemplo, pode ser o diferencial. Há também o Twitter para o compartilhamento de mensagens rápidas e breves sobre sua empresa – quem sabe um comunicado importante ou até mesmo a divulgação de uma promoção. Mas é o fato desses sites permitirem a interação entre os usuários que determinará o quão efetiva é a presença de sua empresa nas redes sociais. A interação, aliada com a confiança já mencionada, podem gerar um marketing gratuito e direcionado para seu negócio. Consumidores satisfeitos com o serviço prestado, afinal, tendem a recomendá-lo para terceiros.

É importante frisar que o impacto que a presença de seu negócio na Internet pode gerar não representa uma renda maior, ao menos num primeiro momento. Aqui, o foco é ser acessível, consistente e, principalmente, relevante. Pense em seu website como um investimento em longo prazo: logo, o caminho para o sucesso online poderá ser construído e, junto dele, o firmamento das relações offline entre cliente-empresa.

 



Você também vai gostar de:

Share This