web analytics

Não há como discorrer sobre os variados tipos de analistas de SEO sem antes definir a função básica deste. Trata-se de um profissional que trabalha com empresas e websites de modo que se certifique que suas presenças na Internet estão na melhor forma possível para serem encontrados nos mecanismos de buscas. A premissa do analista de SEO é positiva e pode representar o sucesso de seu website, e já tratamos dessa profissão relativamente recente e desconhecida por muitos no artigo Como funciona SEO em hospedagem de sites? Não exploramos, porém, o outro lado da profissão, ou seja, os analistas de SEO que não desenvolvem seu trabalho de maneira correta e proveitosa para os clientes. Tão importante quanto escolher a sua hospedagem de sites, é escolher o profissional de SEO que otimizará sua página web. Fique atento às dicas para não cair em uma armadilha!

 

Identificando profissionais de qualidade

 

Antes de contratar um analista de SEO para otimizar seu site no Google e em outros mecanismos de busca, é preciso identificar se o profissional atende suas expectativas e possui a credibilidade e experiência necessárias para fazer um bom trabalho. Você é capaz de identificar os especialistas adequados e inadequados para contratar? Nós, do Dicas de Hospedagem, identificamos três tipos de analistas de SEO e esperamos que, a partir deste guia, você consiga encontrar um bom profissional para ajudá-lo de fato a aperfeiçoar seu website. Antes de continuar, porém, convidamos você a ler os artigos Como ter um site de sucesso e Como tornar seu site melhor em 2013.

 

Os três tipos de analistas de SEO: como eles podem afetar o desenvolvimento de seu site?

 

1 – O SEO malandro.

 

O primeiro tipo de analista de SEO que apresentaremos é o SEO scammer (malandrão!). Eles entendem como um site pode ser localizado em mecanismos de busca com facilidade e usam todos os truques e manhas para tornar isso realidade. Inicialmente, esse tipo de SEO possui uma vantagem em relação aos que seguem os guias e regras dos sites de busca mais famosos, como o Google, o Bing e o Yahoo. Apesar disso, os resultados obtidos geralmente não são duradouros, pois os sites de busca conseguem identificar os truques utilizados pelo SEO scammer e o penalizam por isso, o que afeta diretamente o website que o contratou.

 

Evitar o SEO malandro não é segredo. Hoje em dia, a maioria dos usuários de Internet consegue identificar um spam, que representa a ferramenta mais utilizada por este tipo de SEO. Entretanto, essa percepção pode ser mais trabalhosa se o SEO scammer utilizar o cloaking de domínio e a redireção dos links confiáveis do website para o conteúdo criado. Tenha cuidado!

 

2 – O SEO preguiçoso.

 

Provavelmente o tipo de SEO que mais aflige a comunidade da blogosfera, o SEO preguiçoso compartilha comentários irrelevantes pelos websites para conquistar seu espaço. Eles se aproximam com uma mensagem pobre e bajuladora exclamando o quanto amam o site e, em seguida, solicitam o espaço para divulgarem seus links.

 

Por representarem o tipo mais comum de SEO, os preguiçosos são facilmente notados. Além de seguirem um formato genérico, não têm personalidade, ou seja, uma característica própria que os diferencie dos outros SEO. Podem até oferecer dinheiro para firmarem a parceria e estão dispostos a escrever sobre assuntos irrelevantes para o site.

 

3 – O SEO genuíno.

 

Este profissional sabe que ser um SEO é mais do que criar tags e suplicar por posts de convidados através de spams pela Internet. Geralmente, o SEO genuíno entra em contato com o website por acreditar que há um interesse em comum entre ele e os visitantes/clientes que frequentam o site em questão. Neste caso, o conteúdo criado é relevante para o site e direcionado para uma audiência específica. Aqui, o foco é firmar uma relação com o público.

 

Obviamente, este será o tipo de SEO que todos tentarão identificar. Algumas características podem ajudar a localizá-los, como, por exemplo, a maneira com que ele se aproxima. Não se trata de mais um spam solicitando espaço em seu site, e sim uma mensagem personalizada e a demonstração clara de compreensão de seu site ou blog. Há também um entusiasmo verdadeiro pela parceria firmada, bem como um conhecimento genuíno sobre o assunto.

 

A situação dos analistas de SEO

 

Por mais que as diferenças entre os três tipos de analistas de SEO sejam gritantes – o que facilita a percepção das vantagens e desvantagens de cada um – a necessidade em obter resultados em pouco tempo e com esforço mínimo obrigou as empresas e optarem pelos tipos errados de SEO, o que colabora para a destruição da reputação deste profissional.

 

Não há duvida de que ninguém conhece mais sobre os sistemas de busca do que os especialistas em SEO. Entretanto, atualmente os profissionais são obrigados a vencerem a própria Internet para alcançarem seu objetivo, quando, na verdade, deveriam estar usando-a  como aliada. Além disso, a principal razão pela qual as tentativas de parceria, postagens de convidados e outros não conquistam o retorno esperado são as táticas, que buscam por espaço para um mero link quando deveriam visar a criação de uma audiência fiel de visitantes e clientes em potencial.

 

Você conhece mais algum tipo de profissionais de SEO? Compartilhe conosco =) 



Você também vai gostar de:

Share This