web analytics

O que é bounce rate e como diminuir essa taxa de rejeição do seu site.

Mesmo que você não conheça o significado desse termo, saiba que a bounce rate é a pior inimiga de qualquer usuário ou empresa que possui um site na Internet. Numa definição básica, bounce rate é a relação entre o número de visitantes que entram num site para o número de visitantes que saem do mesmo. Quanto maior for o bounce rate, mais forte é o indicativo de que alguma coisa está errada, já que os usuários não permanecem no site por muito tempo. Veja onde você pode saber seu bounce rate no Google Analytics:

 

Bounce Rate no Google Analytics

Bounce Rate no Google Analytics

 

Um bounce rate alto não só representa uma experiência ruim de navegação no website, como também prejudica seu SEO, já que os buscadores identificam que o site é pouco acessado e, por isso, exibem-no como resultado das pesquisas numa posição nada satisfatória.

O objetivo é sempre manter o bounce rate baixo. Para tal, há algumas medidas que podem ser tomadas – e explicaremos algumas aqui. Além da linkagem interna, que ajuda não por apenas manter o visitante no site, mas também como ferramenta para outras áreas da página serem acessadas, citaremos outras opções.

 

 

Posts relacionados

 

Posts relacionados nada mais são do que links para páginas cujo conteúdo assemelha-se com a que você está; há também os posts relacionados que divulgam novas publicações. É possível unir essas duas ferramentas, dispondo numa coluna os links para posts relacionados com o assunto e, em outra, os links para postagens recentes.

Posts Relacionados

Para os usuários de WordPress, há um plugin interessante chamado Yet Another Related Posts Plugin. Trata-se de um software que gera uma lista de posts relacionados assim que uma página é visualizada. A única questão a ser considerada aqui é que o processamento necessário para a utilização desse plugin pode prejudicar um pouco o desempenho da página. Isso pode afetar o carregamento de novos conteúdos e, talvez, o usuário não esteja disposto a esperar. Analise isso!

 

 

Terceirizando

 

Alguns podem não saber, mas existem websites dedicados unicamente para a criação dos posts relacionados. Eles acessam seu site a partir de um servidor próprio e analisam o conteúdo para gerar as listas de links. O Google tentou disponibilizar um serviço similar, mas a ideia não se desenvolveu. Sites como o nRelate, o Outbrain e o LinkWithin representam alternativas para a criação de posts relacionados. Os widgets disponibilizados são diferenciados e possuem uma aparência bem profissional.

Nesse caso, os sites utilizam seus próprios servidores para processar as listas de links relacionados, ou seja, o desempenho de seu site não será afetado. Para sites menores, talvez os plugins gerem bons resultados, mas para sites maiores, é interessante considerar a terceirização.

 

 

Outros aliados!

 

Já compartilhamos aqui diversas dicas para construir um site de sucesso. Obviamente, um site de sucesso possui um bounce rate baixíssimo. Logo, desenvolva um design convidativo e pense nas várias maneiras em que os usuários acessarão seu site. Pode ser pelo modo convencional, ou seja, através de um desktop ou notebook. Lembre-se, entretanto, de disponibilizar uma versão móvel para colaborar com a experiência de navegação por celulares e outros dispositivos similares. Por fim, trabalhe sempre no conteúdo do website para torna-lo informativo e, ao mesmo tempo, atrativo à sua audiência.

 

Você conhece outras maneiras de combater o bounce rate? Não deixe de participar através dos comentários!

 



Você também vai gostar de:

Share This