web analytics

Com o preço proibitivo das hospedagens em nuvem, a opção mais acessível para quem tem um site de médio ou alto tráfego é utilizar os serviços de um servidor dedicado. Isso porque, apesar das aparências, a hospedagem em nuvem pode se tornar uma opção extremamente custosa à medida em que mais recursos computacionais vão se tornando necessários. Apesar de haver a possibilidade (que financeiramente é ainda mais viável) de se utilizar serviços de hospedagem compartilhada, o Dicas de Hospedagem vai listar para você quatro motivos que explicam por quê fazer do uso de um servidor dedicado é a melhor opção para sites que desejam fazer a diferença.

 

Vantages de usar servidor dedicado

 

 

 

1 – Segurança: Uma das principais vantagens do servidor dedicado em relação à hospedagem compartilhada é a segurança. Isso acontece porque os usuários não dividem o espaço do servidor com outros usuários/sites. Esta separação faz com que seja menos provável que outras pessoas além do administrador do site tenham acesso a arquivos armazenados e programas instalados – isso pode acontecer no caso de uma eventual falha de segurança em um servidor compartilhado. E você sabe que quanto menos pessoas têm acesso aos dados da sua página da internet, menor é o risco de sofrer ataques. Com o servidor dedicado você evita vizinhos inconvenientes, bloqueio de IPs por spammers, etc.

 

2 – Acessibilidade: O servidor dedicado tem mais qualidade que os servidores compartilhados, mas não são tão caros como os serviços de computação de nuvem. Esta definição faz do uso de servidores dedicados uma escolha que atende bem a relação custo-benefício em termos de hospedagem de sites. Se você pesquisar no ranking de hospedagem do Dicas de Hospdagem, vai achar boas opções de serviços por um bom preço e que tenham qualidade.

 

3 – Flexibilidade: A liberdade dada por esta categoria de hospedagem é muito benéfica para desenvolvedores que saibam utilizar esta vantagem. Ao contrário da hospedagem compartilhada, o servidor dedicado permite ao webmaster liberdade total para fazer configurações avançadas como usuário root. Isto permite a instalação de módulos, plugins e scripts que muitas vezes não são permitidos para quem utiliza um serviço de hospedagem compartilhada. O resultado final é um site mais personalizado, um servidor mais funcional e mais gerenciável.

 

4 – Melhor configuração de hospedagem: A qualidade de um site com servidor dedicado é única. Entre as vantagens estão a maior largura de banda e de espaço de armazenamento. Com servidores compartilhados, a disputa por armazenamento e acessos é intensa – sem contar a divisão nem sempre justa dos recursos de memória e processamento. Se você divide o seu servidor com uma página que conta com grande tráfego de visitantes, pode ter certeza que está sendo prejudicado. Com um servidor dedicado, você não sofre estes riscos.

 

Pontos a ponderar: Indiscutivelmente, o servidor dedicado apresenta muitas vantagens em relação aos serviços de hospedagem compartilhada. Mas ainda há o fator preço. Para sites que estão iniciando na web e não têm muito dinheiro, vale a pena utilizar a hospedagem compartilhada. Outro ponto a ponderar é em relação ao cloud computing. No futuro, a tendência é que o preço das hospedagens em nuvem baixe bastante. Aí será a vez de compararmos mais justamente este serviço com o de servidor dedicado.



Você também vai gostar de:

Share This