web analytics

Escolhendo a Melhor Empresa de Hospedagem de Sites – uma perspectiva de SEO

Quando buscamos por um serviço, seja ele qual seja for, prezamos por duas características: qualidade e preço. Com hospedagem de sites, isso não é diferente. Cada vez mais, o fator monetário tem determinado a escolha de centenas de usuários. Alguns até prestam atenção nas ferramentas oferecidas pela empresa de hospedagem, mas nem sempre elas definem a decisão – o que pode ser nocivo para o resultado final de sua página na Internet.

A hospedagem de sites influencia no SEO?

Você já deve conhecer os conceitos de SEO, e provavelmente deve ter memorizado algumas boas práticas que o Dicas de Hospedagem compartilha. Logo, saiba que de nada adianta trabalhar com palavras-chaves, marketing de conteúdo e linkagem a fim de melhorar seu SEO se a empresa de hospedagem que você contratou não é bem avaliada pelos mecanismos de busca.

Na publicação de hoje, falaremos como SEO pode impactar sua decisão quanto a empresa de hospedagem que irá atendê-lo. Em que você deve prestar atenção e quais os pontos que devem ser levados em conta?

Veja a seguir!

 

O Google gosta de desempenho!

É isso mesmo. O Google direcionará seus usuários para o site que proporcionar a melhor experiência de navegação. Isso envolve o conteúdo, o design e também o desempenho. De nada adianta compartilhar uma publicação diferenciada e relevante, num site esteticamente bonito se ela leva muito tempo para ser carregada.

Só para ter uma noção de como as coisas funcionam, o Google assume abertamente que vê na velocidade de carregamento de um site um quesito a ser avaliado para determinar se ele aparece ou não nas primeiras posições do ranking de busca.

Muitos fatores podem afetar a velocidade de carregamento de um site, desde sua estrutura até a qualidade do servidor que o hospeda. No caso de servidores compartilhados, o problema pode ser ainda maior, pois outra página que compartilha o mesmo espaço que a sua pode prejudica-lo. Logo, a responsabilidade pode nem ser sua ou da empresa de hospedagem, mas de outra página. Curioso, não? Você já tinha parado para pensar nisso?

 

 

Uptime x Downtime.

Outro fator que pode afetar SEO é o downtime. O Google compreende que um site pode sair do ar vez ou outra, mas quando isso se torna frequente, a tendência é que a confiança na página em questão seja quebrada.

Novamente, o que pode causar o downtime é a estrutura do site e a qualidade (ou falta dela) do servidor utilizado pela empresa de hospedagem. Não tem como fugir isso, pois se a base deixa a desejar, tudo que se constrói sobre ela acaba por ser lesado. Quando mais o site for alvo de downtime, menos o Google direcionará seus usuários para ele.

Já falamos sobre a questão do uptime e como a garantia de NO MÍNIMO 99,9% faz a diferença. Agora, essa relação com SEO e a experiência de navegação fica ainda mais evidente.

 

Posição geográfica.

Apesar de não representar um grande impacto para SEO, a posição geográfica do servidor em que seu site está hospedado pode afetar a experiência de navegação do usuário – ou seja, SEO é afetado indiretamente. O ideal seria contratar um serviço de hospedagem de sites local, apenas por garantia. O Google utiliza o Chrome e sua ferramenta Toolbar, por exemplo, para adquirir as impressões de um site. Se ele se mostra muito lento para os usuários, a tendência é que a posição da página no ranking de buscas caia.

Resumindo, os mecanismos de busca prezam pela experiência de navegação e enviam seus usuários para os sites que tem essa característica garantida. Se a empresa de hospedagem afeta a navegação, impacta negativamente o SEO do site, dificultando sua localização nos buscadores e diminuindo exponencialmente o número de acessos.

Com isso em mente, seguem três indicações do Dicas de Hospedagem dentro do segmento de hospedagem de sites. Além de garantia de desempenho, essas empresas apresentam diversos planos diferenciados que cabem num ou n’outro bolso.

  1. Review HOSTGATOR
  2. Review UOLHOST
  3. Review HOSTDIME

Para mais informações sobre servidores e sua relação com desempenho e ganho de mercado, continue ligado no Dicas de Hospedagem!



Você também vai gostar de:

Share This