web analytics

Não há dúvidas que o sistema de hospedagem compartilhada é o melhor para quem está iniciando nos negócios online (sem muita expectativa de crescimento e lucro ainda) e não tem muito dinheiro no bolso. Com os preços mais modestos do mercado, a hospedagem compartilhada garante aos marinheiros de primeira viagem a chance de errar na administração de um site. Mas nem tudo são flores. Principalmente se você tem ambições de ter um site profissional. 

A hospedagem compartilhada apresenta algumas desvantagens em relação aos outros sistemas, como a hospedagem VPS, o servidor dedicado e o cloud computing. Dependendo do tipo de negócio que você quer montar na internet, o preço baixo da hospedagem pode não valer a pena devido aos seus problemas de segurança. Hoje, o Dicas de Hospedagem vai mostrar quais são os principais problemas que o sistema mais módico de webhosting apresenta. 

Compartilhamento de IP:

Uma das grandes desvantagens que você tem no sistema de hospedagem compartilhada é a obrigação de dividir um IP com “vizinhos desconhecidos”. Isso, teoricamente, não causa grandes problemas. Salvo a exceção de você dividir o IP com sites que fazem coisas erradas. Digamos que o site vizinho entre em uma lista negra por praticar SPAM. Normalmente é o IP que acaba sendo bloqueado. A solução para este problema (se você não quer trocar de plano de hospedagem) é contratar uma empresa de hospedagem com regras rígidas, ou, quando isso for possível, contratar um IP dedicado junto à hospedagem. Aí o risco será menor. 

Problemas com hardware (CPU e memória RAM):

Compartilhando uma hospedagem, você também estará compartilhando o hardware que é utilizado para hospedar os seus dados. Isso normalmente não causa grandes impactos, exceto se o seu vizinho tem um site que utiliza muitos recursos (seja por grande volume de dados ou de acessos de visitantes). Aí o seu site pode ficar um pouco lento no carregamento. A solução para este caso seria trocar de plano. Afinal, a hospedagem compartilhada não é mais barata à toa – seu site divide recursos com outros, diluindo o preço do servidor (geralmente bastante poderoso).

Site hackeado:

Com certeza o maior dos problemas de dividir espaço com outros sites. Se um site vizinho for hackeado, você também pode estar em risco. Se isso acontecer, torça para os hackers não terem ânimo para invadir o servidor inteiro. Por isso, na hora de contratar um serviço de hospedagem de sites é bom verificar o que eles têm para oferecer a você em relação à segurança. 

 

Mas e agora? O que eu faço? 

Antes de começar a chorar ou juntar mais dinheiro para contratar um serviço de hospedagem mais caro, acalme-se. É fato que existem esses riscos, mas eles podem ser minimizados. O primeiro passo está na pesquisa da empresa de hospedagem de sites. Quanto maior a reputação, menores os riscos. Imagine se você tivesse que morar em uma pousada e dividir um quarto com alguém. Você escolheria uma boa pousada ou algo que pode parecer não ser bem freqüentado? Apenas aplique esta regra na hora de contratar um serviço de hospedagem compartilhada. Boa sorte!



Você também vai gostar de:

Share This