web analytics

8 passos para alavancar seu site em 2014!

Feliz 2014! Ah, os primeiros dias do ano… Essa época revela-se proveitosa para autoanálises. É comum que, na passagem de um ano para outro, as pessoas revejam suas atitudes e hábitos, identifiquem o que é positivo e criem soluções para modificar o que é negativo.

Por mais que muitos não se importem com isso, a chegada de um novo ano ajuda a revigorar não só algumas práticas, como também a considerar diversas outras que, até então , não eram consideradas. Logo, é interessante se aproveitar do início de 2014 para analisar o que está dando certo e o que precisa mudar em seu negócio.

Focando na efetividade do website de sua empresa e todos os bons frutos que o mesmo pode render, pensamos nos pontos que enumeraremos a seguir.

Antes de ler esse artigo, vale relembrar: Por que ninguém está lendo o meu blog?

 

1. Estabelecimento de metas

 

Metas para seu site em 2014As diversas ferramentas da Internet podem confundir um pouco nossos objetivos. Muitas vezes, um “curtir” no Facebook ou um retweet no Twitter pode passar a impressão de que nosso negócio está indo bem. Entretanto, sem definir uma meta e, principalmente, sem ser capaz de medir o quão próximos estamos dela, revela-se nocivo à sua empresa – principalmente por causa da falsa impressão de que ela está crescendo devido ao feedback positivo de usuários que, no fim do dia, não agregam nenhum retorno de fato.

Perceba o que deve ser melhorado em seu site. Seria o tráfego? Ou então a manutenção de um conteúdo diferenciado e informativo? Quem sabe a popularização de seus perfis nas redes sociais? Com base nas respostas para essas perguntas, estabeleça sua meta e coloque em prática as devidas medidas para alcança-la.

Continue a acompanhar essa publicação. Você vai ver que muitas dos pontos que exploraremos aqui podem servir de dicas ou sugestões para resolver alguns dos problemas de seu site.

 

 

2. Criação de conteúdo

 

Nós sempre falamos que marketing de conteúdo é a chave para o sucesso de seu site. Vale a pena destacar, entretanto, que os usuários buscam cada vez mais por substancialidade. Logo, se você criar um conteúdo manipulativo que leve os visitantes casuais de seu site a consumirem um determinado produto ou contratarem um serviço prestado por você, tenha certeza de que esse artifício será notado e gerará uma visão negativa perante seu negócio. Vale a pena concentrar-se na produção de um conteúdo informativo, diferenciado e relevante. Dessa maneira, você conquistará cada vez mais usuários que se lembrarão de sua empresa e irão considera-la naturalmente como uma opção no devido tempo.

 

 

3. Compreensão dos usuários e clientes em potencial

 

Cada vez mais, os clientes procuram por empresas que os tratem como indivíduos. Partindo dessa ideia, conclui-se que um indivíduo possui uma necessidade específica, e essa necessidade será diferente da de um outro indivíduo. Traçar um perfil para seu público e compreender sua demanda é fundamental para sua empresa. Com essas informações em mãos, você jamais será surpreendido pelas necessidades de seus clientes – ao invés disso, você será capaz de apresentar uma alternativa para atender uma demanda que, muitas vezes, seu publico sequer imaginou ter.

Uma das maneiras de traçar o perfil de seus clientes é através do Buyer Persona. Você pode conhecer mais sobre essa ferramenta aqui.

 

 

4. Utilização inteligente das mídias sociais

 

As mídias sociais podem ser aquilo que chamamos de “faca de dois gumes”. Por mais que a popularização de seu site seja exponencialmente ampliada com a criação de perfis nas mídias sociais, é preciso mantê-los sempre ativos e atualizados para não passar aquela impressão de abandono. Muitas vezes, um perfil abandonado pode ser mais prejudicial do que a inexistência de um perfil na rede social em questão.

São milhões de usuários no Facebook, no Twitter, no Google+ e nas outras redes sociais que permeiam a web. Criar um perfil nesses sites pode ajuda-lo a manter contato com toda essa gama de usuários que podem se revelar distraídos e casuais no início, mas que possuem o potencial de se tornarem seguidores fieis de sua página. Vale a pena investir seu tempo e quem sabe um pouco de recursos nessa empreitada, como a contratação de um profissional para administrar seus perfis nas redes sociais.

 

 

5. Grave em vídeo

 

Com a popularização dos smartphones, tablets e dispositivos móveis em geral, o acesso a vídeos tornou-se maior do que nunca. Logo, é interessante utilizar esse recurso para destacar sua empresa dentre as demais. É muito mais fácil conectar-se com seu público através da imagem do que de textos e, por mais que seja inconveniente admitir isso, é preciso ter essa informação em mente na hora de criar o conteúdo de seu site.

Pense também em todas as possibilidades que os vídeos trazem consigo, como as vídeo replies (ou resposta em vídeo), postagem de comentários e compartilhamento nas redes sociais e em blogs. Seu conteúdo poderá ir muito mais longe com a utilização desse recurso!

 

 

6. Invista no design responsivo

 

Mencionamos o ponto 6 a popularização dos dispositivos móveis. Logo, fica óbvio que a versão móvel de seu site não é apenas um extra oferecido para seus usuários – essa versão é praticamente obrigatória (se seu site tem como base o WordPress, vale a pena ler esse artigo). Como o sistema dos smartphones, tablets e celulares são diferentes dos desktops e notebooks, alguns elementos do site podem não carregar corretamente, o que afeta a experiência de navegação. Um usuário com uma experiência de navegação ruim pelo celular não voltará a acessar o mesmo site pelo computador. Logo, para evitar a perda de visitantes – o que ocasiona a redução do tráfego – coloque no ar uma versão móvel para seu site. Dessa maneira, ele será visualizado exatamente como foi planejado, independente do caminho escolhido pelo usuário.

 Tenha uma versão responsiva AGORA!

 

 

7. Conversão do pós-venda

 

Junto com a utilização em massa dos dispositivos móveis, outro recurso mostra-se digno de destaque: a aquisição de códigos em lojas de conveniência para serem utilizados em determinado sites. Esses códigos geram créditos ou podem servir para participar de alguma promoção ou concurso. Que tal incorporar esse novo serviço em seu website? Seria uma conversão interessante para o pós-venda, pois os usuários teriam uma relação direta com seu site mesmo depois de comprarem o código em questão. Você pode até utilizar as mídias sociais para divulgar a nova empreitada!

 

 

8. Dedique-se ao cliente

 

Deixamos por último o ponto que consideramos mais importante: o cliente. Coloque-o sempre em primeiro lugar. Compreenda-o e ofereça produtos e serviços que satisfaçam sua necessidade. Faça a comunicação e toda a divulgação de sua empresa de uma maneira inteligente e que chame a atenção de seu público alvo. Não tente manipulá-lo com promoções que não apresentam benefício algum. Forme boas relações e faça acordos de verdade com aqueles que tem em mãos o poder de impulsionar o nome de sua empresa às alturas.

 

9. E você?

 

O que achou dos pontos que destacamos nessa publicação? Deixamos de abordar algum que você considera importante? Qual seria a resolução para sua empresa em 2014?

Não deixe de participar do Dicas através dos comentários.

 



Você também vai gostar de:

Share This