web analytics

29,7 milhões de brasileiros possui uma conta no Facebook. Isso representa um terço de toda a população, colocando o Brasil em segundo lugar no ranking de usuários da rede social. Isso torna o Facebook o ambiente ideal para divulgar e propagar a identidade de sua empresa, já que um número gigantesco de pessoas terá acesso a ela. Recentemente, foi descoberto que as mídias sociais colaboram com SEO, e diversos outros benefícios são acarretados com o uso correto das mesmas.

Nessa publicação, trataremos de três elementos que consideramos importantes e que seu negócio deve seguir para desfrutar ao máximo todas as funcionalidades e ferramentas do Facebook, utilizando-o como incrível ferramenta de marketing. Por mais que não representem por completo o sucesso de sua empresa na Internet, os pontos mostrados aqui podem ser considerados como o pontapé inicial neste processo.

 

Marketing com o Facebook

 

1 – Não pense em sua página do Facebook como uma via única de comunicação

 

E o que isso significa? Bem, muitas empresas criam suas páginas no Facebook para divulgarem produtos, serviços, promoções… e apenas isso. Não existe uma interação entre a empresa e o público. É como se não houvesse o interesse em compreender o consumidor que considera o negócio em questão uma alternativa para atender sua necessidade.

Não cometa este equívoco. O interessante é monitorar suas publicações no Facebook, verificar as curtidas, os compartilhamentos e até mesmo os comentários. É através deles que seu público se manifesta, seja para elogiar, seja para criticar. Lembre-se de sempre responder os comentários, mesmo que apenas para agradecer por uma opinião compartilhada. Tire as dúvidas dos usuários e mostre a eles que se importa. Dessa forma, eles continuarão acessando sua página no Facebook e estarão sempre em contato direto com sua marca.

 

 

2 – Encoraje a interação

 

Táticas para marketing no FacebookUma das maneiras mais eficazes de estabelecer a relação entre seu negócio e o público é incitar a comunicação. Finalize suas postagens no Facebook com questionamentos, peça sugestões e convide os usuários a compartilharem suas opiniões. Quando você faz disso um costume, deixa claro para os consumidores que sua empresa se importa com eles e que o contato com ela é ágil e satisfatório, pois os comentários não ficarão jogados em sua página sem serventia alguma. Será através deles que os diálogos e debates terão início, e toda dúvida terá uma resposta vinda diretamente de você.

 

 

3 – Utilize recursos diferentes em suas postagens

 

Ao fazer a propaganda de um novo produto, evite apenas publicar aquelas explicações longas sobre suas funcionalidades e benefícios. Por mais que algumas pessoas leiam a postagem até o final, a maioria dos usuários precisa ter sua atenção fisgada de outra forma. Sendo assim, pense em utilizar imagens e vídeos junto dos textos. Compartilhe imagens que ilustrem o produto, ou até vídeos que exibam o produto em uso. Recursos visuais sempre são uma boa pedida para atrair usuários. Quando envolvidos com sua postagem, as chances dos usuários lerem o texto da mesma até o final aumentam consideravelmente.

Agora, faremos a lição de casa e convidamos você a compartilhar mais dicas para a boa utilização do Facebook. Você já colocou em prática alguma ideia que trouxe um retorno satisfatório? Recomenda que mais pessoas façam o mesmo? Tem alguma dúvida ou discorda de algum dos pontos explorados acima? Aguardamos seu posicionamento nos comentários!

 

Extra: vídeos gratuitos sobre Facebook Marketing

Este artigo é só o começo da sua jornada. Veja aqui uma série de vídeos sobre as 6 coisas que você PRECISA saber sobre Facebook Marketing, gravados pela expert no assunto Camila Porto!



Você também vai gostar de:

Share This