web analytics

Melhores plugins para criar um site para dispositivos móveis com WordPress

Muitas vezes, só notamos que algo está errado quando já sofremos as consequências. Um exemplo disso é a ausência de uma versão móvel para os websites. Como o uso de celulares e outros dispositivos móveis para acessar a Internet está na moda atualmente, se o seu site não dá suporte para o mecanismo desses aparelhos, as pessoas simplesmente deixarão de acessá-lo, o que causará a redução do tráfego e, inevitavelmente, a queda de algumas posições nos principais buscadores da Internet.

Já falamos sobre isso antes. A página do UOL Tecnologias e a recorrência desse assunto aqui no Dicas comprovam como as pessoas estão comprando celulares e utilizando-os para as mais variadas tarefas – e, dentre elas, o acesso a Internet se destaca como uma das principais. Logo, criar uma versão móvel de seu site é mais do que um diferencial; é essencial.

Felizmente, para os usuários de WordPress, alguns plugins podem ajuda-los a configurar a página e cuidar de toda a parte complicada. Antes de conhece-los, entretanto, relembre outros plugins que já tiveram sua vez aqui no Dicas de Hospedagem.

Melhores plugins para versão móvel do seu site

 

Melhores plugins para criar um site para dispositivos móveis

 

1 – WordPress Mobile Edition: Assim que o usuário passa a acessar o website por algum dispositivo móvel, esse plugin altera a configuração do mesmo de Desktop para Mobile. Isso significa que, automaticamente, o site em questão torna-se disponível para os celulares assim que a demanda passa a existir. Outra ferramenta interessante é o reconhecimento de browser: o WordPress Mobile Edition reconhece o navegador que o usuário está utilizando e fornece toda a configuração necessária para o site ser exibido corretamente. Logo, lembre-se de adicionar todos os browsers mais utilizados nas configurações do plugin.

 

2 – WordPress Mobile Pack: O diferencial desse plugin é a adaptação: com ele, o site selecionará um tema e redimensionará tudo que for necessário para que a exibição esteja de acordo com o dispositivo que o usuário está utilizando. Além disso, o WordPress Mobile Pack fornece um painel de controle para o administrador editar a maneira em que o site é exibido para os dispositivos e para que possa publicar conteúdo diretamente de um celular, tablet ou smartphone.

 

3 – Mobile Press: Além de possuir todas as ferramentas que se espera de um plugin para dispositivos móveis, o Mobile Press permite que o usuário crie seu próprio tema e o aplique quando quiser. Não são todos os plugins que oferecem isso, o que torna o Mobile Press único. É válido lembrar que o programa logo receberá uma atualização.

 

4 – Mobile Admin: Como o programa não recebe nenhuma atualização desde 2007, talvez seja interessante procurar outra opção se você utiliza uma versão do WordPress acima de 2.3. Há também outro problema: esse plugin é todo voltado para os dispositivos da Apple, ou seja, talvez seu site não funcione muito bem para usuários do Android, por exemplo. Apesar disso, esse é um dos melhores plugins disponíveis devido ao fator user-friendly. Mesmo que você tenha acabado de instalar o Mobile Admin, aprenderá a utilizá-lo rapidamente e sem grandes esforços.

 

5 – WP viewMobile: A função principal desse plugin é redirecionar o usuário que acessa o site para a versão móvel, que conterá todas as publicações e conteúdo em geral num template personalizado e compatível com dispositivos móveis. Além disso, todas as imagens serão redimensionadas para que possam ser visualizadas nos celulares – e, caso os celulares não deem suporte para imagens, o WP viewMobile as remove automaticamente.

 

6 – Wapple Architect Mobile Plugin for WordPress: Assim como os plugins mencionados aqui, o Wapple reconhece que o usuário está acessando o website através de um dispositivo móvel e rapidamente o redireciona para uma página ou tema selecionado por você. O interessante é que não há modificação alguma em sua url; o que o plugin faz é alterar a versão do Desktop para a versão Mobile. Uma informação válida é que o plugin é todo escrito em WAPL, ou seja, o site irá se redimensionar a ajustar a todos os dispositivos móveis.

 

7 – WP Mobile Detector: O suporte a websites com vários idiomas é uma das funções mais interessantes desse plugin. Com isso, até mesmo usuários de outros países conseguirão acessar seu site através de dispositivos móveis. O WP Mobile Detector dá o suporte para até cinco mil dispositivos e possui uma versão gratuita (com menos ferramentas) no site do próprio WordPress.

 

8 – Ultimate: Voltado especificamente para o iPad e outros dispositivos da Apple, esse plugin possui todas as ferramentas e configurações que permitam que o site seja exibido nos dispositivos móveis exatamente da maneira em que aparece nos Desktops. Dentre as funções, estão o lançamento Retina iPad e menus responsivos ao toque.

 

9 – WP Touch: Um dos plugins mais populares, o WP Touch possui todas as ferramentas necessárias para transformar a versão Desktop de seu site numa versão Mobile compatível com os principais dispositivos móveis. Com esse plugin, é possível editar o que for necessário no site através do painel de controle do administrador, mas sem a necessidade de alterar nenhum código.

 

10 – Uppsite: Transforma o site numa versão móvel compatível com os principais dispositivos. As opções de customização são as mais variadas possíveis, permitindo adicionar logos ou mudar as cores do layout. Sendo assim, você deixa a versão móvel do seu site do jeito que você quiser. Uma ferramenta interessante do Uppsite é a notificação: os usuários receberão avisos sempre que algo novo for postado no site!

 

Ainda não se convenceu de que criar uma versão móvel para seu site é importante? Acha que é muito difícil ou que dá muito trabalho? Bem, para finalizar, recomendamos a leitura desse artigo aqui. Acreditamos que ele irá convencê-lo e, se estivermos certos, já comece a pensar no plugin que mais atende suas necessidades. Ele tornará a tarefa de criação da versão móvel ainda mais fácil e prática.

Conhece algum outro plugin que não foi mencionado aqui? Compartilhe-o conosco através dos comentários!

 



Você também vai gostar de:

Share This