web analytics

Se você está interessado em fazer o seu site aparecer na primeira página do Google, já deve ter lido muita coisa sobre SEO (Search Engine Optimization). Porém, há um elemento mágico que vai muito além de palavras-chave, link building e otimização de imagens: a qualidade. O pior que nem todas as dicas de SEO se lembram da importância de criar conteúdo de qualidade. É aí que entra o Marketing de conteúdo

 

O que é Marketing de conteúdo?

Falando de uma forma bem concisa, Marketing de conteúdo é trabalhar na criação de um conteúdo de qualidade e relevante sobre determinado nicho. Ou seja, é pensar em produzir conteúdo útil para um público-alvo bem definido e, principalmente, tirar um pouco o foco das vendas. Esta fórmula, quando bem sucedida, tende a causar engajamento do público. E aí sim, você pode começar a pensar em vendas. 

A importância de conteúdo para SEO

Como criar um plano de estratégia com marketing de conteúdo

Não é simples conquistar o público pelo conteúdo. Também não há forma mágica. Isso não quer dizer que não exista alguns caminhos mais simples para ter sucesso com marketing de conteúdo. Vamos a seis coisas básicas a se atentar:  

  1. Separe um bom dinheiro para isso. Ele será necessário para o pagamento de escritores para a criação de conteúdo (um jornalista especialista na área em que você vai falar). 
  2. Se preocupe com qualidade. Conteúdo sem qualidade não serve para marketing. Fique atento às normas de escrita e qualidade textual. Isso também vale para recursos multimídia. 
  3. Foque na produção de conteúdo sobre o nicho em que você está atuando e não nos seus serviços. Isso é muito importante para tirar a ideia de que você está fazendo pura propaganda. 
  4. Pense em engajar o público em torno do assunto que está sendo tratado e não em torno da sua marca. A lembrança da sua marca será consequência. 
  5. Não se esqueça das redes sociais. Elas serão muito valiosas na divulgação do seu conteúdo. E se você conseguir uma informação exclusiva e relevante, há o risco de se transformar em um viral. 
  6. Crie metas a longo prazo. A construção de público é consequência. 

 

Erros na criação de um plano de Marketing de conteúdo

  1. Muitos pensam que é possível obter qualidade sem gastar nada. Salvo a hipótese de que você escreva muito bem, domine técnicas jornalísticas e tenha tempo para administrar o negócio e cuidar do conteúdo, contrate um profissional. 
  2. Manter o conteúdo apenas no site e esquecer que a internet é muito mais ampla é outro erro. Um conteúdo de qualidade merece um trabalho especial em redes sociais. Se você conseguir criar um plano para viralizar conteúdo, está mais perto do sucesso. 
  3. Muitos esquecem de apostar na fidelização. Perfis em redes sociais, botões de Feed e promoção de newsletter podem, sem dúvida, ajudar no marketing de conteúdo.  
  4. Segmentar o conteúdo é essencial. Se você quer falar sobre tecnologia no seu site corporativo, não se arrisque em escrever sobre futebol na página. 

Marketing de conteúdo é um assunto muito complexo e um artigo pode não dar conta de resolver tudo. Porém, esses “10 mandamentos” podem ser muito úteis na hora de você começar a apostar no conteúdo para vender os seus produtos.  

 Pra você que está com o inglês afiado, aconselho muito assistir à este vídeo do SEOMoz, sobre SEO voltado para criação de conteúdo:



Você também vai gostar de:

Share This