web analytics

Quais foram os navegadores mais utilizados em 2013?

Com o começo de 2014, já é possível fazer alguns balanços referentes ao ano de 2013 – e o da vez tem relação direta com os navegadores mais utilizados pelos usuários. Através de um estudo divulgado pelo Shareaholic, uma empresa de análise social, vemos que o ano que passou foi previsível em alguns pontos, porém ainda reservava algumas surpresas para os browsers.

A primeira dessas surpresas revela que, com exceção do Google Chrome, todos os navegadores tiveram uma redução considerável de participação no mercado. O Internet Explorer foi o mais afetado: é um declínio de 23,81%. Enquanto o Opera figura o ranking com seu tímido 1% de participação, o Firefox também sofre com uma redução de uso de 11,6%.

 

 

Veja alguns dados interessantes

 

A pesquisa divulgada pelo Shareaholic contempla os meses de janeiro até setembro e, em todos eles, o Chrome permanece no topo do Market Share. Na tabela, é possível comprovar que o navegador do Google foi o único a ter um acréscimo em sua participação no mercado.

 

Pesquisa Shareaholic Market Share Navegadores

 

A queda mais evidente, como mencionamos anteriormente, é a do Internet Explorer. Mas por que o navegador da Microsoft está sendo menos utilizado pelos usuários?

Em parte, uma das razões é o Windows Phone, que não caiu no gosto do público. Partindo desse princípio, vemos que até o Safari está com um Market Share maior graças aos dispositivos móveis da Apple, que necessitam do navegador para permitir o acesso a sites. Além disso, as novas versões do Internet Explorer são compatíveis apenas com o Windows 8, e grande parte dos usuários ainda usa o Windows Vista ou o Windows 7. Podemos considerar essa incompatibilidade imposta pela Microsoft como um tiro no próprio pé.

Isso é inédito, já que, até 2011, o Internet Explorer era o navegador mais utilizado e sem dúvida o mais popular do planeta – apesar de sofrer com a concorrência do Google Chrome desde 2008.

O Chrome manteve-se no topo, em parte, por causa do sistema Android, que possui seu navegador próprio, mas também permite a instalação do Chrome em seu sistema. Parece que a compatibilidade dos navegadores com dispositivos móveis e a popularidade de determinados sistemas foram cruciais para o Market Share de 2013…

E tem mais: o Chrome agora reina nos Estados Unidos!

 

previsão crescimento navegadores

 

A imagem acima serve apenas para nos gabarmos um pouco! :P

Brincadeiras a parte, nós acertamos a previsão de que o Chrome em 2013 não seria só o navegador mais utilizado no mundo, como também nos Estados Unidos, onde encontrava certa resistência dos usuários devido à hegemonia da Microsoft com os PCs.

O StatCounter, através de seu popular Internet Wars Report (o PDF pode ser acessado aqui), divulgou que o Chrome domina 34,02% do mercado americano desde Junho, enquanto o Internet Explorer amarga meros 32,46% (uma queda considerável diante dos mais de 40% de Market Share que o navegador possuía doze meses antes).

Veja o gráfico com o Market Share nos Estados Unidos de cada navegador no período de janeiro a dezembro de 2013:

 

Navegadores mais usados nos EUA 2013

 

E no Brasil?

 

No território brasileiro, a popularidade do Chrome é inegável. São 59,76% de Market Share contra apenas 14,18% do Internet Explorer e 12,91% do Firefox. Veja:

 

Navegadores mais usados no Brasil 2013 

 

 

Veja o gráfico com o Market Share global de cada navegador!

 

Apesar da queda de Market Share dos principais navegadores com exceção do Chrome, os quatro principais navegadores ainda representam, juntos, 80% de participação no mercado mundial – só o Chrome, aliás, supera os números do Firefox e do Internet Explorer somados!

O gráfico abaixo corresponde também ao período de Janeiro até Dezembro de 2013 no mundo todo e contempla todas as plataformas, inclusive versões em app dos navegadores.

 

Navegadores mais usados no Mundo 2013

 

O que será que o ano de 2014 reserva para a acirrada disputa dos navegadores? Novas versões do Chrome e do Internet Explorer foram lançadas recentemente, enquanto o Firefox se mantém na disputa com sua versão 23.0b1. Qual desses navegadores você prefere? Deixe sua opinião na seção de comentários!



Você também vai gostar de:

Share This