Importância do Marketing de Conteúdo

Promover sem promover: marketing de conteúdo do jeito certo!

Dicas para criação de conteúdo para seu siteO marketing de conteúdo é constantemente considerado uma opção eficaz de promover seu website. Entretanto, algumas empresas de pequeno ou médio porte parecem não compreender o potencial que este meio possui, enquanto outras até entendem e tentam utilizá-lo, porém o fazem de maneira inadequada – o que pode gerar, como consequência, o atributo de spam ao conteúdo desenvolvido.

As formas tradicionais de divulgação estão diminuindo, e isso é inevitável. Clientes geralmente se sentem insatisfeitos quando são bombardeados por propagandas cansativas e constantes de produtos e serviços, independente da qualidade deles. É só tentar assistir a qualquer programa de TV que possuam algum tipo de merchandising durante as atrações, ou então os famosos tapa-buracos que as emissoras transmitem, que nada mais são do que programas voltados unicamente a apresentação de um produto ou serviço. Minutos – ou, em alguns casos, horas – de programação são perdidos, o que força o telespectador a optar por outro canal.

O que está errado? Nos dias hoje, a tendência é produzir e oferecer algo de valor para que os clientes escolham sua empresa. Um artigo informativo que trate de um assunto recorrente na atualidade e tenha relação com a área em que seu negócio está inserido é um exemplo que ilustra bem essa questão. Em meio dessa necessidade, nasce o conceito de marketing de conteúdo, já utilizado das mais diversas formas por mais de um século – logo, se você ainda não considerou usá-lo, percebe o quão atrasado está?

 

 

Comece a utilizar o marketing de conteúdo corretamente!

Importância do Marketing de Conteúdo

O primeiro passo é produzir um conteúdo de qualidade para seus clientes sem deixar subentendido seus próprios produtos ou os serviços prestados por sua empresa. Dessa forma, você conquista a lealdade dos clientes, o que gera confiança e, consequentemente, conversões. Percebe a diferença entre o procedimento citado e as exaustivas propagandas que as empresas impõem para seus clientes?

Há várias maneiras de desenvolver o marketing de conteúdo. Não pense apenas nos longos artigos cheios de informações proveitosas. Todos sabem que a maioria dos usuários não lê de fato o conteúdo que pesquisa, preferindo apenas “passar o olho” de maneira superficial, rápida e dinâmica. E, acredite, há muito conteúdo na Internet voltado exatamente para esse perfil de usuário. Aprenda a usá-lo para se destacar entre os demais.

 

 

Os diversos tipos de marketing de conteúdo

 

Claro, artigos longos e cheios de informações representam uma boa maneira de aplicar o marketing de conteúdo, uma vez que eles tendem a ser compartilhados pelos usuários, mas há maneiras mais efetivas de usar esse conceito em sua forma mais pura. Veja algumas abaixo:

Gráficos informativos: esta é uma maneira de empregar efeitos visuais e chamativos. Inclusive, é possível adaptar um artigo longo e torna-lo um gráfico. Distribua trechos do mesmo entre a parte visual e torne sua leitura mais atrativa.

Vídeos: não é segredo que a maioria das pessoas prefere assistir ao invés de ler. “Não vou ler o livro, prefiro esperar pelo filme”, ou “Vou assistir a vídeo-aula ao invés de ler a apostila” são frases comumente ouvidas. Portanto, que tal transformar um artigo longo em um vídeo? 

Outra maneira de conquistar a confiança dos clientes é através dos vídeos explicativos. Por exemplo, se você trabalha como veterinário, por que não criar vídeos sobre a higiene dos cachorros ou sobre a melhor opção para rações? Apesar de não estar sugerindo a compra de nenhum produto que você comercializa ou implorando para que o cliente leve seu animal de estimação até sua clínica veterinária, você está compartilhando dicas valiosas e pode, inclusive, linkar seu site ao vídeo em questão. Os clientes farão a conexão.

Pense, também, na possibilidade de fazer vídeos-seminários. Essa é uma maneira de estreitar a relação entre sua empresa e o cliente. Vamos explicar: consideremos um exemplo em que o cliente envia uma dúvida através do SAC de sua empresa. Ao invés de responder apenas a ele, crie um vídeo e exponha a pergunta feita e as orientações que resolvem o problema.

Por falar em vídeo, vale a pena conferir o Whiteboard Friday sobre criação de conteúdo, no ponto de vista competitivo. Como assim?? Bom, com o tema em pauta e cada vez mais popular, saiba que não é só você que está investindo em conteúdo de qualidade: seus concorrentes também estão. 

 

Revista: outra opção válida é a distribuição de uma revista periódica. Ela pode conter notícias, artigos sobre o segmento em que seu negócio está inserido, entrevistas com personalidades da área, dentre outros. É dito que um consumidor só considerará uma empresa como uma opção de compra ou contratação de serviço após visitar o site da mesma pelo menos sete vezes. Logo, atualize constantemente a revista com um conteúdo diferenciado e conquiste a confiança do público. Caso você não possua renda disponível para imprimir uma revista, lance uma versão virtual. Os usuários podem se inscrever em seu site e receber a revista por e-mail.

 

Mídias sociais: utilize as mídias sociais a seu favor e melhore seu ranking nos mecanismos de busca! Nelas, é possível divulgar promoções e concursos culturais. Poste o conteúdo desejado no Facebook, no Twitter ou no Google+ e conquiste mais usuários. Eles poderão fazer o marketing por você, compartilhando suas postagens e indicando sua empresa para os amigos. Entretanto, não cometa o erro de compartilhar apenas o seu próprio conteúdo. Compartilhe pelo menos 70 ~ 80% do conteúdo de outras empresas que tenham alguma relação com a sua. Dessa maneira, você firmará parcerias e tornará sua marca na web ainda mais forte.

Com tantas empresas no mercado, o cliente possui muitas opções. Logo, conquista-lo torna-se uma tarefa trabalhosa. Atribuir valor a seu site – e considerando-o como uma das ferramentas primárias de divulgação de seu negócio – pode facilitar esse processo, e o marketing de conteúdo representa um meio satisfatório de fazê-lo. Lembre-se de sempre manter o foco na lealdade e, principalmente, na confiança dos clientes. Muitas vezes, isso é mais importante do que continuar empregando propagandas exaustivas para concretizar vendas e correr o risco de denegrir a imagem de seu negócio.

 

Precisa de ajuda para escolher uma hospedagem?

Nossa inteligência artificial vai te ajudar a escolher, sem enrolação, a melhor opção pra você:


Comentários

6 respostas para “Promover sem promover: marketing de conteúdo do jeito certo!”

  1. Avatar de Luciana
    Luciana

    E aí, pessoal?!
    Acho que vou divulgar esse artigo para algumas empresas “sem noção” para que possam aprender que o mercado e os consumidores mudaram um pouquinho nesses últimos anos, não é mesmo?!?!?! rs… Fantástico o conteúdo publicado!
    Sou uma consumidora que odeia propagandas diretas, principalmente através de telefone (incômodos diários!!!!) e televisão. Acredito que nós consumidores somos capazes de confiar nas propostas das empresas através de uma boa argumentação “silenciosa”, e não através da insistência de máquinas humanas ao telefone, gritos e jingles irritantes na tv…
    O domínio do marketing de conteúdo é algo de suma importância para o sucesso das empresas na internet. Hoje em dia o consumidor prefere munir-se de informações (em casa, no computador) antes de efetuar a comprar, e as adquire através das redes sociais, sites, fóruns, etc. Quanto mais clara for sua ideia, mais simples será para conquistar seu público!
    Enfim, acho que vou logo logo acrescentar novas ideias em meu site após essa leitura!! Parabéns!
    Abraço!

  2. Como agregar valor e promover sua marca com Marketing de Conteúdo | O mundo dos profissionais de marketing e vendas corporativas

    […] interesse do consumidor e não vender, pois ao gerar interesse, a venda será uma consequência. No artigo a seguir, extraído do site Dicas de Hospedagem, e livremente editado pela equipe d Geração de […]

  3. Melhores plugins de reviews para WordPress | Dicas de Hospedagem de Sites

    […] Esse tipo de divulgação é uma ótima maneira de estreitar laços com outros websites, colocar o marketing de conteúdo em prática e criar uma comunidade para seu blog. Você sabia, entretanto, que há uma maneira mais proveitosa de se beneficiar com tudo […]

  4. 5 formas imperdíveis para melhorar o seu site e vender mais! | Dicas de Hospedagem de Sites

    […] vezes, o conteúdo é completo e bem trabalhado, porém não é apresentado da melhor maneira. Aquelas verdadeiras torres de texto não são muito […]

  5. Por que ninguém está lendo o meu blog? | Dicas de Hospedagem de Sites

    […] Isso pode soar clichê, mas é real: se o usuário consegue encontrar o que busca em seu site, continuará a frequentá-lo. Talvez você esteja cometendo o erro de falar sempre sobre si mesmo e sobre sua empresa, mantendo o foco do blog apenas nos serviços prestados por você. Por mais que você tente disfarçar isso, os visitantes conseguem perceber e podem reagir negativamente ao conteúdo. […]

  6. Marketing por e-mail funciona? | Dicas de Hospedagem de Sites

    […] o que os usuários querem é compreendê-los e ouvi-los. Para isso, alie o marketing via e-mail ao marketing de conteúdo. Compartilhe sempre publicações relevantes e proveitosas para os usuários. Dessa maneira, mesmo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *