web analytics

Já se foi o tempo de se pensar no design do seu site apenas para ser acessado no computador. Com o crescimento do número de usuários de internet 4G nos telefones celulares e crescimento do comércio de tablets (tanto que até a Microsoft está entrando com os dois pés no negócio), é cada vez maior o número de pessoas que navega na internet com um dispositivo móvel. O Dicas de Hospedagem vai falar um pouco sobre esse assunto no artigo de hoje, complementando o texto de versão para celular já publicado por aqui

como criar um site para celular, iphone e tablet

O que é uma versão móvel de um site

Para quem não sabe, uma versão móvel de um site conta com layout mais fácil de ser navegado quando o internauta está usando um tablet ou smartphone. As maiores diferenças na navegação no computador e em dispositivos móveis estão nos seguintes itens: tamanho da tela (em tablets são menores e em telefone, minúsculas), dificuldades de digitar (em dispositivos móveis não há teclado, salvo raras exceções) e a função touchscreen (que ainda não está presente em computadores). 

Essas três diferenças básicas mudam (e muito) a experiência de alguém na hora de navegar na internet. Uma versão móvel de um site garante mais conforto na hora da pessoa navegar na página por meio de um tablet ou celular. 

 

O que você ganha com uma versão móvel de um site

Há algumas vantagens a serem pontuadas quando se adapta um site para celulares. A primeira delas é em relação às facilidades de navegação que o usuário vai ter. Com um site mais amigável, ele tende a ficar mais tempo na sua página. E com mais visitantes engajados, você consequentemente vai conseguir fechar mais negócios. 

Ter um site exclusivo para telefones e tablets vai dar um ar profissional ao seu negócio. Quem visitar a página vai ver que houve investimento para que se tenha um layout interessante para o público. Outro ponto importante é em relação à otimização do site. Buscadores mobile tendem a dar importância para sites que estão adaptados à versão para celulares e tablets. Ter uma versão móvel do seu site pode garantir algumas posições nesses buscadores. 

 

Como fazer a conversão do seu site para telefones e tablets

Você já conseguiu ter noção de como é importante tem uma versão do seu site para telefones celular e tablets (tanto que o Dicas de Hospedagem também conta com uma versão assim). Agora veja como criar um site para celular e tablets. 

Veja aqui nosso mais novo tutorial utilizando o GoMo para criar seu site para dispositivos móveis!

Se você usa o WordPress como CMS, há como optar por criar automaticamente uma versão do seu site para mobile. É possível escolher na própria opção de template. É só ir ao menu “Aparência” e optar para configurar o site nas opções “Móvel” e “iPad”. Também para quem usa WP, há alguns plug-ins que criam versões especiais do seu site. Podemos destacar o Mobify e o GoMoby. Ambos os sistemas são gratuitos para testar. Agora não há desculpa para deixar o seu site sem uma versão móvel. 



Você também vai gostar de:

Share This