web analytics

Por que ninguém está lendo o meu blog?

Se você é um visitante assíduo do Dicas de Hospedagem, já sabe que o marketing de conteúdo tem ajudado – e muito! – no tráfego e na conversão dos blogs de diversas empresas. Com o marketing de conteúdo, você garante que suas publicações sejam informativas e diferenciadas, gerando como consequência a captação e transformação de usuários casuais em seguidores fieis.

Sim, essa é a teoria do marketing de conteúdo e, quando vista no papel, parece ser a solução perfeita para todo e qualquer problema que um blog pode enfrentar. E, a partir daí, ocorrem os investimentos monetários, como a contratação de uma equipe de escritores ou, no caso de um blog iniciante, o investimento do seu tempo nessa atividade.

Muitas vezes, o retorno pode ser imediato. Há casos, entretanto, em que tal retorno nunca surge. As publicações nunca são comentadas e as visitas do blog não se revelam expressivas. O que pode estar acontecendo?

É importante frisar que o marketing de conteúdo não representa uma fórmula mágica que resolverá todos os problemas de seu blog. Por mais que a prática colabore com o tráfego do site, são necessários outros quesitos para o blog dar certo.

Vamos falar um pouco sobre isso nessa publicação!

conteúdo é importantíssimo

 

1 – Dê ao público o que ele quer!

 

Isso pode soar clichê, mas é real: se o usuário consegue encontrar o que busca em seu site, continuará a frequentá-lo. Talvez você esteja cometendo o erro de falar sempre sobre si mesmo e sobre sua empresa, mantendo o foco do blog apenas nos serviços prestados por você. Por mais que você tente disfarçar isso, os visitantes conseguem perceber e podem reagir negativamente ao conteúdo.

Para acertar no tom, compreenda qual nicho sua empresa deseja atingir e o que esse público procura. Marcar entrevistas com clientes que possuem perfis diferentes pode ser uma boa pedida. Dessa forma, você se certificará de que o conteúdo de seu blog seja, de fato, efetivo.

 

 

2 – Relevância, frequência e qualidade

 

Isso é muito importante: seu texto deve ter qualidade semântica. Em outras palavras, você deve saber escrever. As publicações devem estar fluídas e com um bom ritmo. Por mais que isso possa parecer complicado, lembre-se de ter isso em mente e fazer essa análise com seu texto

Outro fator que pode fazer a diferença é a relevância. Já explicamos que as publicações do blog devem ser informativas, mas de nada adianta se o seu público não conseguir utilizar essas informações. Logo, voltamos a frisar: entenda o que seu público procura e publique apenas o que for relevante para eles.

Talvez fazer a conexão entre a relevância e a efetividade do conteúdo para sua empresa pode se revelar um pouco complicado, mas, diante do resultado que isso irá gerar, essa análise valerá muito a pena!

Por fim, lembre-se da frequência. Se os usuários não sabem quando você publicará um novo conteúdo, como irão acessar seu site? Não importa quão bons sejam seus artigos e postagens, de nada adianta publicá-los em intervalos irregulares. Por mais que você precise de um tempo para criar as novas publicações, lembre-se de compartilhá-las com uma frequência que os visitantes consigam notar.

 

 

3 – Divulgação, compartilhamento e SEO

 

Convidar os usuários a se inscreverem em seu site via e-mail é interessante. Dessa forma, o conteúdo chegará até eles e, consequentemente, os acessos ao seu blog irão aumentar. Lembre-se que, de todas as funcionalidades advindas da Internet, o e-mail é uma das mais antigas e está entre as mais eficazes. Use-o como aliado.

Não permaneça, entretanto, apenas com as inscrições via e-mail. Utilize as novas tecnologias a seu favor! As redes sociais têm ganhado cada vez mais usuários que estão lá para interagir e compartilhar conteúdo. Se você quer que seu blog seja compartilhado, forneça as ferramentas para os visitantes fazerem isso por você. Colocar botões para compartilhar diretamente nas redes sociais é uma opção.

Pense também em criar um perfil dedicado ao seu blog nas principais redes sociais. Dessa maneira, não serão apenas os usuários que irão compartilhar seu blog – você também irá fazê-lo! Nas redes sociais, você poderá informar seu público quando uma nova publicação for ao ar, bem como fazer promoções exclusivas para atrair novos visitantes. É interessante usar as redes sociais como um canal entre sua empresa e os usuários. Responde perguntas, peça por sugestões e interaja com os clientes em potencial de todas as maneiras possíveis!

O último ponto que exploraremos é também o mais importante e tem relação direta com a divulgação do site. Para falarmos sobre isso, lançaremos primeiramente algumas perguntas: seu blog é fácil de encontrar nos sites de busca? Quais pesquisas os usuários devem fazer para obterem seu blog como resultado? Qual posição seu blog ocupa nos principais mecanismos de busca?

Se as respostas para essas perguntas não forem satisfatórias, é hora de começar a trabalhar no SEO de seu site. As redes sociais podem ajuda-lo nisso, mas lembre-se de que palavras-chave são um dos principais elementos que ajudam na localização de uma publicação. Pense em palavras-chave gerais, mas considere também utilizar algumas um pouco mais específicas. Dessa maneira, os mais variados tipos de busca terão como resultado o seu blog.

Leia mais sobre SEO!

 

 

Essas são só algumas considerações válidas para deslanchar com seu blog de uma vez por todas. Se alguma outra prática revelou-se satisfatória e gerou como consequência um aumento no tráfego de seu site, não deixe de compartilhá-la conosco na seção de comentários!

 



Você também vai gostar de:

Share This