web analytics

O fator audiência é primordial para a sobrevivência de qualquer site. Não há dúvidas de que a grande maioria dos webmasters coloca entre os objetivos de um site ter um grande número de visitantes. O único problema é que muitos administradores de sites não levam em conta um fator: a capacidade da hospedagem sustentar um grande fluxo de visitantes em uma página da web.

E você? Sabe dizer se o seu site está preparado para esses picos de audiência? 

 Picos de tráfego em websites

 

Algumas situações especiais podem fazer o seu site ter picos de visitantes. As duas situações mais comuns são quando se alcança a primeira página de um site agregador de notícias (como o Digg e o Reddit – acredite, se seu site cair em um desses suas visitas irão explodir!!!) ou ser forte em um termo de busca que tem sucesso repentino (ex: um site que está na primeira página no nome de uma celebridade e, de repente, ela morre). Essas situações podem aumentar tanto a audiência que a página pode apresentar instabilidade e até ficar fora do ar. Isso são coisas que qualquer profissional de SEO adoraria que acontecesse! 

 

Boa parte dos webmasters (principalmente os mais inexperientes) têm uma falsa sensação de segurança em relação a este tema. Por muitos planos dizerem ser “ilimitados”, tem-se a ideia de que não importa o quão grande é a audiência do site que não sairá do ar. Mas existe uma saída para verificar se um site (e o plano de hospedagem) está à prova de tráfego. Esse teste é chamado de Load Test (“teste de carregamento” na livre tradução do inglês). 

 

O que é o Load Test

 

O Load Test é uma medição feita para saber o quanto uma página aguenta de tráfego sem mostrar instabilidade ou sem a página sair do ar. Existem alguns serviços online que oferecem a medição de quantas visitas um site (ou melhor, uma hospedagem) aguenta. Ele também ajuda a identificar problemas no servidor e também mostra detalhes sobre os servidores. 

 

Um desses serviços é o do site Load Impact. Para usá-lo, só é preciso colocar o endereço do seu domínio e deixar a página fazer o serviço. O teste demora mais ou menos uns cinco minutos. O site simula qual é a reação da sua página com 10, 20, 30, 40 e até 50 visitas simultâneas. Com base nesses resultados, também é possível mensurar quais planos de hospedagem de sites são os ideais para você. Veja como o serviço funciona:



 

Algumas técnicas que ajudam o site a “aguentar” mais visitas

Se você usa WordPress, pode usar o plugin WP Super Cache. Esta ferramenta armazena o Cache do seu site de forma que fica mais difícil da página sair do ar no caso de instabilidade. Vale muito a pena instalar este plugin no painel de controle do seu WordPress. Tomando essas precauções, você vai poder comemorar e não lamentar na próxima vez que o seu site superar o recorde de visitas. 

 

Alguém conhece mais alguma técnica para prevenir quedas por tráfego elevado? Compartilhem conosco =)

 

 



Você também vai gostar de:

Share This