web analytics

Sites como linked.com e myspace.com existem já há algum tempo, mas no começo de 2009 sites de mídia social como Twitter e Facebook começaram a chamar a atenção como nunca antes. Considere este fato: o site de microblogs Twitter tem mais de 190 milhões de usuários mensais. Esses usuários estão ‘twittando’ sobre tudo, de #hospedagemdesites a #eleicoes2010, e essas mensagens são escritas a todo momento durante o dia e a noite, no mundo todo.

Já que a relevância desse tipo de mídia não pode ser negada, como você pode ter seu espaço ali, se ainda não tem? A primeira coisa a entender é que o Twitter é uma conversação. Você não pode simplesmente criar uma conta, seguir 2000 usuários e começar a postar publicidade sobre sua empresa ou serviço. Ninguém vai dar atenção. Uma abordagem prática, com a ajuda de algumas ferramentas, pode transformar seus esforços no campo das mídias sociais em uma comunidade que apóia sua empresa e que contém potenciais compradores ávidos por novidades.

Começando…

Se você ainda não tem o twitter.com/suaempresa, é melhor registrar sua conta imediatamente, mesmo que você não tenha planos de atacar as mídias sociais nesse momento. É uma operação de 5 minutos que vai preservar sua marca e evitar que terceiros a joguem na lama das mídias sociais proposital ou acidentalmente.

Para entender de fato o que é e como funciona o Twitter, encontre alguns profissionais e colegas por lá e passe a seguí-los ou acompanhar suas interações. Leia o que publicam e procure participar da discussão. Faça isso 20 minutos por dia durante uma semana, e você compreenderá o poder por trás do Twitter.

Quanto mais você postar sobre assuntos de interesse para sua esfera social, mais pessoas irão seguí-lo e dar atenção ao que você tem para dizer. Uma boa prática para aprender a ser relevante é republicar (retweet) os tweets de seus amigos, acompanhar e responder a algumas discussões de interesse e compartilhar suas próprias novidades.

Twitter avançado

Como já dissemos, o Twitter é uma plataforma de micro blogging, o que significa que neste caso suas mensagens estão limitadas a 140 caracteres. Alguns serviços gratuitos, como o TwitLonger.com, permite que você publique tweets longos.

Para ampliar as possibilidades e ganhar mais exposição, é importante conhecer um pouco dos usos comuns no Twitter. Alguns exemplos de ‘sintaxe’ do serviço são:

  • @usuario – indica que a mensagem está direcionada a um usuário, como resposta a uma mensagem, ou faz referência ao perfil de uma pessoa.
  • #palavrachave – indica o tema de uma discussão. Ao adicionar #palavrachave à sua mensagem, você a inscreve no tópico em todo o site, o que é interessante para aumentar a distribuição e discussão dos seus tweets

Um exemplo de tweet usando a sintaxe acima:

siga o perfil do @hospedagemdicas para ficar por dentro da indústria de webhosting! #hospedagemdesites

Com essas dicas simples, você já pode inserir seu negócio no Twitter e aumentar as possibilidades de interação com clientes e futuros clientes. Mas lembre-se: o segredo é ser pessoal, relevante e interessante – e não apenas publicar propagandas! Desenvolva as conexões com outras pessoas interessadas em sua área de atuação e colha os frutos do investimento de tempo em mídias sociais!




Você também vai gostar de:

Share This