web analytics

Domínios .br

 

No início da Internet no Brasil, apenas acadêmicos acessavam a rede. Para determinar os sites registrados em território nacional, a IANA (Internet Assigned Numbers Authority) atribuiu ao então pequeno grupo de usuários o domínio .br. É assim que começa a história desse registro no Brasil!

 

 

Um pouco mais sobre a IANA

 

A Internet Assigned Numbers Authority (ou Autoridade em Números Atribuídos à Internet, numa tradução livre) é uma entidade que controla nomes de domínios, endereços de IP, parâmetros de protocolos e todas as regras relacionadas a fusos horários na Internet.

Sendo um departamento do ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) – que ganhou as manchetes em 2012 quando divulgou que cidades e empresas poderiam registrar domínios personalizados – a IANA se descreve como “a organização que cuida das necessidades técnicas de uma rede que possui caráter livre”. Em outras palavras, a IANA esclarece que não manda na Internet, mas é responsável por parte de seu bom funcionamento.

A entidade começou de maneira informal em meados da década de 70 na UCLA, em Los Angeles. Logo, a IANA tornou-se referência devido a um trabalho diferenciado e de qualidade. Vint Cerf e Jon Postel foram os fundadores da organização, e foi justamente Jon Postel que atribuiu o domínio .br ao grupo brasileiro de acadêmicos.

A IANA existe até hoje e continua responsável por todas as tarefas citadas acima. Para conhecer um pouco mais sobre, basta acessar o site oficial clicando aqui.

 

 

 

Curiosidades sobre o domínio .br

 

O domínio .br foi designado pela IANA ao Brasil em 18 de abril de 1989. Dois anos depois, o grupo de acadêmicos, até então os únicos que acessavam a Internet, criaram os subdomínios .org.br (para organizações), .gov.br (para governos), com.br, .net.br (ambos para registros em geral) e .mil.br (para organizações militares).

Com a popularização da Internet e seu lançamento comercial, no início de 1996, existiam 851 domínios .br. No final desse mesmo ano, o número saltou para 7500 registros. Atualmente, o Registro.br, responsável pela distribuição do .br no país, contabilizou mais de 3,4 milhões de páginas com esse domínio.

O Brasil está em sétimo lugar na lista de sites com registro nacional. Quem controla atualmente os registros de novos endereços e sites no Brasil é o Comitê Gestor da Internet (CGI).

Se você deseja adquirir um domínio .br, não deixe de conferir nossa publicação anterior, onde abordamos o assunto!

 

 

Curiosidade: quais foram os primeiros sites com o domínio .br?

 

O Olhar Digital (UOL) divulgou no dia 18 de abril uma lista com os primeiros sites que foram registrados com o domínio .br. Veja-a abaixo:

Gerais

amcham.com.br bol.com.br chevrolet.com.br dialdata.com.br embratel.net.br ibase.org.br ibm.com.br itautec.com.br mandic.com.br philco.com.br porto-seguro.com.br tectoy.com.br volkswagen.com.br

 

Pesquisa/Gov

ansp.br bndes.gov.br capes.gov.br cnpq.br fapeal.br fapema.br faperj.br fapesp.br ipt.br lncc.br mec.gov.br pucsp.br rederio.br rnp.br tche.br ufrj.br unesp.br unicamp.br usp.br

Finanças

abnamro.com.br bamerindus.com.br banco1.com.br banespa.com.br banrisul.com.br bemge.com.br bradesco.com.br unibanco.com.br credicard.com.br

Comunicação

abril.com.br agestado.com.br atribuna.com.br estado.com.br folha.com.br jc.com.br oglobo.com.br redeglobo.com.br sbt.com.br



Você também vai gostar de:

Share This