web analytics

Recentemente, o sistema nacional de registros de sites apareceu com diversos domínios novos para serem liberados. Esta oportunidade de registrar um site com endereço interessante fez com que o acesso ao site registro.br aumentasse consideravelmente na última semana. Também aumentou as dúvidas em relação a como fazer o registro de site. Por isso, vamos mostrar um tutorial de como registrar a sua página web.

1 – Cadastrando-se no Registro.br:

O primeiro passo para se obter o endereço de internet é fazendo o cadastro no site registro.br. Por se tratar de um órgão governamental, o registro é totalmente confiável. Você acessa a página de cadastro do site. Em seguida preenche  dados pessoais (entre eles endereço CPF ou CNPJ) e uma senha de mínimo seis caracteres. Cuidado para não perder esta senha. O site vai criar um login e te enviar para o e-mail.

cadastro no registro.br

2 – Procurando um domínio interessante:

Feito o registro no site, você pode procurar o domínio no qual deseja ser dono. O campo de pesquisa já está na página inicial do Registro.br. Não se esqueça de buscar páginas com sufixos .com.br. Nesta postagem o Dicas de Hospedagem dá dicas de como escolher um bom domínio. A maioria dos bons domínios já está registrada, mas seja persistente. Crie uma lista com no mínimo dez nomes para o seu site e vai tentando. Uma hora você encontra um bom endereço livre.

3 – Hora de registrar o domínio:

Após encontrar um bom endereço na web, você vai ter de preencher mais alguns dados. Além dos dados de praxe, você vai ter que definir quem é que vai pagar e dar suporte técnico à página nova. Se for você mesmo, é só colocar o seu login no campo “Técnico” e “Cobrança”. Por fim, você ter de colocar o número dos servidores DNS. Isto você pode pedir a sua empresa de hospedagem. Caso você não tenha um domínio comprado, pode usar o do Registro.br.

4 – Procedimentos finais:

Depois de preencher tudo no site, será gerado um boleto para pagamento do registro. O valor é de 30 reais no primeiro ano e 27 nos anos seguintes. O seu novo endereço só será confirmado após o pagamento desta taxa. Parabéns, agora você é dono de um endereço só seu na web.

Outras formas de registro: Você pode fazer o registro de domínio com a sua própria empresa de hospedagem, mas tem de ficar ligado a dois fatores. A) qual é o valor que está sendo cobrado (algumas empresas oferecem o registro até de graça) e B) a quem vai pertencer o endereço novo. Algumas empresas de hospedagem oferecem o domínio, mas ficam com os direitos. Se mais para frente você trocar de host, não consegue manter o domínio.

Para verificar quais são as empresas que fazem registro de domínio para você, consulte o Ranking de Hospedagem de sites do portal.



Você também vai gostar de:

Share This