web analytics

Há menos de um mês, o Dicas de Hospedagem publicou dois textos com alguns segredos para você deixar o seu site mais rápido sem precisar trocar de hospedagem. As dicas para turbinar o site se dividiram em on-page e off-page. Os dois textos estavam voltados a usuários iniciantes no mundo das hospedagens de sites. Hoje, o nosso artigo é voltado para quem já tem algum conhecido. Vamos apresentar para vocês o Varnish Cache, sistema que promete deixar o seu site voando. 

 

O que é o Varnish Cache

O Varnish Cache é um software que trabalha armazenando cache em uma memória própria para que, em momentos de picos de tráfego, possa servir como um atalho para os visitantes de um site. A grande diferença entre o Varnish e um plugin de cache (como o W3 Total Cache e WP Super Cache) é que o Varnish deve ser configurado diretamente no servidor da hospedagem de sites

 

Como funciona o Varnish Cache

Antes de o usuário acessar o servidor onde está hospedada uma página de um site, o Varnish Cache faz o trabalho de interceptação do usuário e apresenta para ele o cache armazenado no software. Isso ajuda no “desafogamento” do servidor. A grande sacada é que o Varnish faz um filtro de usuários. Aqueles que fizeram um pedido (ou seja, estão entrando em uma página) que não está na memória do Varnish são autorizados a acessar o servidor. Já quem vai acessar um conteúdo que há no Varnish cai direto no site. 

 

É possível observar o processo neste desenho abaixo:

Como deixar o site mais rápido

Sem o uso do Varnish Cache um requerimento de acesso pode andar um caminho muito maior e, consequentemente, gastar mais tempo para acessar o site. Os resultados podem ser impressionantes. Em testes realizados pelo site Expression Engine, um site sem sistema de cache proporcionou 13,67 hits (ações dentro da página) por segundo. Com o Vanish Cache, esse valor passou para 276,55 hist/segundo. 

Uma divertida animação explica o funcionamento do programa

Limitação para algumas hospedagens

O Varnish Cache parece bom, não é verdade? É uma pena que o programa só pode ser usado por alguns usuários. Apenas quem tem planos de hospedagem VPS ou servidor dedicado pode usar o software. O motivo é simples: é preciso instalá-lo diretamente no servidor. Se você tem um plano de hospedagem compartilhada, não vai conseguir ter acesso ao sistema. E sem acesso root, não poderá instalar nada. 

Você deve estar se perguntando por que deveria se preocupar com a velocidade do seu site. Caso ainda tenha dúvidas, vamos enumerar três motivos: 

  1. Cada vez mais a navegação na internet é fluída. Se o seu site demorar para carregar, perderá a visita. 
  2. Os robôs dos motores de busca também perdem a paciência com sites. Se ele demorar para carregar, o robô também vai embora. 
  3. Um site com muitas visitas sempre vai ter queda de velocidade. É bom garantir que seu site seja rápido enquanto não cresce para não sofrer as consequências depois. 


Você também vai gostar de:

Share This