web analytics

Um nome não muito falado tem aparecido no noticiário relacionado à tecnologia e hospedagem de sites nas últimas semanas. Trata-se do Internet Corporation for Assigned Names and Numbers ou simplesmente ICANN. A organização anunciou neste mês que a partir de 2012 sites, empresas e cidades poderão registrar domínios personalizados. Mas você sabe o que é Icann e para que serve? Vamos explicar isto agora.

Icann é um órgão regulador do uso de domínios de primeiro nível (DPN). Ou seja, é o Icann que controla quais são os domínios permitidos na internet. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos e que serve para definir quais são as extensões de domínios tanto para áreas especificas (como o .com, .net, .org etc) quanto para países (por exemplo, o .br, .au, .uk etc). A organização também administra estes dados de IP, DPN e servidores-raiz de todos os domínios da internet.

Em português, a tradução literal da sigla da Icann é “Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet”. O trabalho do ICANN é mais burocrático do que prático. Segundo a própria organização, seus objetivos principais estão relacionados com a promoção da concorrência na internet (ou seja, evitar monopólios), ser um espaço de diálogo em relação aos endereços da web e melhorar os custos de registros de domínios na internet.

O ICANN se autointitula uma organização público-privada. Há ligações com governos como os dos Estados Unidos (que antes tinha um contrato com outra associação que cuidava das operações da Icann) e também de empresas privadas. Anualmente há diversas reuniões do órgão por todo o mundo. Recentemente houve uma reunião no Rio de Janeiro. A mais recente assembleia decidiu pela abertura de registro de domínios personalizados, mas com regras reguladoras.

Que utilidade o ICANN pode ter para mim?

Ok, a nível de conhecimento é muito importante saber o que significa um órgão regulador de endereços. Mas aí vem uma pergunta: O que isto vai mudar nos meus negócios? Com certeza muito. Há um dado muito importante para se consultar na hora de contratar o melhor serviço de hospedagem de sites: trata-se da lista de empresas que têm crédito para trabalhar com o serviço. Ter o nome nesta é contar com o aval de um órgão mundial. Verificar esta lista pode ajudar a evitar problemas.

Além disso, discussões relacionadas a domínios de internet devem ser levadas à organização. Vamos citar dois breves exemplos nos quais o ICANN pode fazer muita diferença nos seus negócios da internet: a) No caso de um domínio registrado com o nome da sua empresa, você pode reclamar a autoridade do endereço; b) Se você deixar de contratar um serviço de hospedagem e eles não liberarem o domínio para o registro em outro local, também há a possibilidade de reclamação.

Para mais detalhes sobre este órgão, existe o site do ICANN http://www.icann.org/



Você também vai gostar de:

Share This