web analytics

Melhores ferramentas e plugins de SEO para WordPress

Dando continuidade à nossa série de plugins que ajudam a tornar o WordPress a melhor opção, falaremos sobre os plugins e ferramentas de SEO. Com o SEO do site em dia, sua posição no ranking dos principais buscadores tende a crescer exponencial e gradativamente, o que traz diversas vantagens. Um site mais fácil de encontrar no Google é, sem dúvida, um site mais visitado.

Antes de darmos continuidade, entretanto, vamos relembrar os outros plugins que já compartilhamos aqui?

Nossa, a lista está realmente ficando grande :)  Vamos a lista de plugins e ferramentas de SEO!

 

Melhores plugins e ferramentas de SEO para WordPress

 

Plugins para SEO

 

1 – All In One SEO Pack – O plugin mais indicado para iniciantes, já que não é preciso fazer nada além de instalá-lo e ativá-lo. O All In One otimiza automaticamente seu site para os mecanismos de busca.

 

2 – WordPress SEO by Yoast – Apesar de não ser tão simples quanto o All In One, o WordPress SEO by Yoast é fácil de usar até para quem não possui tanta experiência com SEO. O plugin ajuda você a otimizar seu site, forçando-o a escolher uma palavra chave para seus artigos e, com isso, tornando-o mais fácil de encontrar nos sites de busca.

 

3 – SEO Ultimate – Oferece diversas ferramentas para controlar cada característica de SEO em seu site. Dentre elas estão, por exemplo, a substituição de tags para outras mais apropriadas para SEO e o integrador Open Graph.

 

4 – SEO Friendly Images – Como as imagens ajudam a manter os visitantes no website, esse plugin te ajuda a adicionar títulos e tags às suas imagens. Dessa maneira, é mais fácil de encontra-las nos mecanismos de busca.

 

5 – Google XML Sitemaps – Esse plugin ajuda o Google a classificar seu website. Sim, o Google! Com os sites de busca capacitados a classificar seu site, localizá-lo nas pesquisas torna-se uma tarefa ainda mais simples. Isso é feito através do mapeamento do site, gerado pelo plugin.

 

6 – W3 Total Cache – O fato de tornar seu site mais rápido torna esse plugin essencial. O W3 Total Cache diminui o tempo de download e melhora o desempenho do servidor.

 

7 – Category SEO Meta Tags – Criado para trabalhar em parceria com o All In One, esse plugin permite que você adicione meta tags às categorias e publicações de seu site.

 

8 – Google XML Sitemap for Images – Ajuda o tráfego de seu site através do mapeamento de todas as imagens incorporadas em seu site.

 

9 – Google XML Sitemap for Videos – Similar ao plugin de imagens, porém o mapeamento é feito com todos os vídeos do Youtube. Logo, esse plugin é indicado caso seu site possua muitos vídeos incorporados.

 

10 – Google XML Sitemap for Mobile – Indicado apenas para os que não utilizam um web design responsivo. O plugin mapeará o site e criará um XML voltado para dispositivos móveis.

 

11 – SEO Data Transporter – Com esse plugin rápido e fácil de usar, você poderá transferir todos os dados SEO de um plugin para outro.

 

12 – SEO Rank Reporter – Com o SEO Rank Reporter, você poderá monitorar sua posição no ranking do Google há cada três dias. O interessante é que as informações refletem diretamente no tráfego do site, e o plugin ilustra tudo isso em um gráfico. Sempre que a mudança na posição for drástica – tanto para mais quanto para menos – você será automaticamente notificado por e-mail.

 

13 – SEO Smart Links – Possui diversos benefícios SEO automáticos, como palavras-chaves e nofollow. O plugin é indicado para postagens relacionadas por atribuir tags para publicações e interliga-las com publicações terceiras.

Infinite SEO – Recomendação DicasdeHospedagem!

14 – Infinite SEO – Esse plugin já vem com as configurações pré-definidas para colaborar com o SEO de seu site, ou seja, ele pode ser utilizado até mesmo por iniciantes. Além de disponibilizar o mapeamento do site e a otimização do SEO através de meta tags, todos os relatórios sobre o SEO do site são realizados pelo SEOmoz. A opção de linkagem automática também está disponível.

 

 

Ferramentas para SEO

 

1 – Scribe – Partindo da maneira que os usuários se comunicam nas redes sociais, o Scribe analisa o conteúdo de seu site e o otimiza, tornando-o aliado de SEO. Outras ferramentas interessantes incluem a identificação dos blogs em que você pode fazer guest posts, de possíveis parcerias e até de usuários de redes sociais que estão dispostos a compartilharem o conteúdo de seu website.

 

MOZ – Recomendação DicasdeHospedagem!

 

2 – MozAnteriormente conhecido como SEOmoz, o Moz possui diversas ferramentas gratuitas e pagas que ajudarão com o SEO de seu site. Dentre elas, destacam-se o monitoramento das mudanças de ranking no Google, comparação de rankings entre websites com base nas palavras-chaves, análise das palavras-chaves usadas em seu website, dentre outros.

 

3 – Woorank – Essa ferramenta mostrará, de uma maneira simples e fácil de compreender, o que está certo e o que está errado em seu website. Com base nessa análise, o Woorank cria uma lista de prioridades com todas as necessidades imediatas do website.

 

4 – BuzzStream for Link Building – Essa ferramenta tira todo o trabalho de criação de links aliados a SEO pois possui configurações que realizam a tarefa por você.

 

5 – Google Adwords Keyword Tool – Antes de começar a escrever, use essa ferramenta! Com ela, é possível analisar quais palavras-chaves são mais pesquisadas no Google e, com isso, todo seu conteúdo pode ser criado em torno delas. O interessante é que, a partir das informações obtidas, você pode começar a considerar palavras-chaves que antes nem pensava em usar. Com o Google Adwords – que é gratuito, diga-se de passagem – é possível até analisar as palavras-chaves da concorrência.

 

6 – PageRank Status – Uma extensão do navegador Google Chrome. Mostrará a posição de sua página nos mais diversos rankings e revelará o quão efetivos estão os elementos do site que colaboram com SEO, como backlinks e páginas indexadas – que, por sua vez, colaboram com a velocidade em que o site é carregado.

 

7 – Raven Tools – Fornece busca de palavras-chaves e construtor de links, além da integração com o Google Analytics, o Google Webmaster Tools e o Google Adwords. É uma ferramenta paga, mas é possível utilizar a versão trial gratuitamente por 30 dias.

 

8 – Advanced Web Ranking – Você pode utilizar esse software para monitorar o seu ranking e o da concorrência, bem como a efetividade das palavras-chaves. Além disso, você obtém diversos relatórios detalhados acerca de SEO. É uma das ferramentas mais utilizadas pelos usuários.

 

9 – Analytics SEO – Esse programa é voltado para os profissionais da área de SEO, especialmente para aqueles que assistem diversos websites simultaneamente. O Analytics SEO fornece relatórios de SEO, busca de palavras-chaves efetivas, ranking de palavras-chaves mais procuradas e prospectos de link automático.

 

10 – WebCeo – O interessante desse programa é que ele pode ser utilizado individualmente ou por toda uma equipe voltada para assistência de SEO em sites terceiros. O WebCeo fornece relatórios regulares de SEO, além de monitorar tanto a sua performance como a da concorrência.

 

11 – TrafficTravis – Podendo ser utilizado até por iniciantes, essa ferramenta gratuita analisa todo o website e identifica o que está dando certo e o que precisa ser melhorado para o SEO funcionar corretamente. Além disso, o TrafficTravis analisa os sites da concorrência, ou seja, com os seus resultados e os resultados da concorrência em mãos, é possível planejar o próximo passo para dar um boost em seu SEO.

 

12 – Hubspot Keyword Grader SEO Tool – Voltado para palavras-chaves, essa ferramenta analisa quais são as mais efetivas e quais estão mais bem posicionadas nos rankings dos buscadores. Com essa informação, é possível definir quais são as melhores palavras-chaves a serem utilizadas em suas próximas publicações.

 

Já teve alguma boa experiência com os plugins e ferramentas listados acima? Gostaria de recomendar alguma que não apareceu nessa publicação? Contamos com a participação de todos na seção de comentários!

 



Você também vai gostar de:

Share This