web analytics

Uma prática muito comum (principalmente no exterior) entre blogueiros e administradores de páginas na web é o Guest Post. A prática nada mais é do que um administrador de uma página escrever um artigo para ser publicado em outro site. Normalmente, a troca entre postagens é recíproca. O Dicas de Hospedagem vai explicar quais são as vantagens de se fazer um Guest Post e ensinar como criar uma boa postagem para outro site. 

Vantagens para quem faz um Guest Post: Quem entende um pouco de SEO Off-page sabe que um dos fatores que mais garantem relevância de um site perante o Google é o número de links externos de qualidade. A prática do Guest Post é a garantia de um link (às vezes muito precioso) em outra página. Ou seja, é sempre importante colocar diversas informações sobre você e seus sites quando estiver escrevendo um artigo para outra página da web. 

Além da vantagem de se ganhar um link externo, fazer um Guest Post pode garantir que você seja conhecido em outro meio. Se a página na qual você foi convidado conta com uma audiência considerável, esta é a chance de você ter uma vitrine em outro site. Inclusive para conseguir aumentar a sua rede de contatos na internet. 

Vantagens para quem recebe um Guest Post: Quem recebe o artigo em seu site tem algumas vantagens bem claras: a primeira delas é em relação ao conteúdo em si. Nem sempre há tempo de se atualizar um site como ele mereceria. Um artigo de fora ajuda muito. Outra é em relação a própria novidade que um artigo de fora pode trazer na sua página. Afinal, cada pessoa tem um estilo diferente de escrita e se o convidado for bom, sua página só vai sair ganhando. Por fim, é muito provável que quem escreveu o artigo também faça um trabalho de divulgação. Isto garante tráfego para a sua página. 

Como fazer um bom Guest Post: Primeiramente, deve-se pensar para quem estamos escrevendo. É sempre bom verificar como são os padrões de texto do site para o qual fomos convidados (ou estamos se convidando). Claro que podemos fazer algo um pouco diferente (como dito antes, novidades são bem vindas), mas não é bom contrariar drasticamente a linha editorial do local que fomos convidados a escrever. 

Escreva apenas sobre algo que você domina. Normalmente o assunto dos Guests Posts é livre e de domínio do convidado. Aproveite seu conhecimento e faça um texto didático. Uma boa dica é fazer um texto introduzindo para certo assunto e depois deixar um link do seu site para quem quiser se aprofundar. Falando em links, não se esqueça de colocar alguns do seu site, Twitter, Feed e outros contatos na web. 

Por fim, sempre faça a proposta para troca de artigos. É interessante esta troca de informações na web acontecer de forma vertical. 

PS: o Dicas de Hospedagem tem um espaço aberto para Guest Post. Se você deseja fazer um, entre em contato conosco. 



Você também vai gostar de:

Share This