web analytics

Na internet, velocidade é tudo. Não adianta ter um lindo site, produzir conteúdo de altíssima qualidade e interesse se ele demora “séculos” para carregar. Sites lentos costumam ter altíssimas taxas de rejeição (usuários que abriram a página e fecharam sem ao menos ler o conteúdo). Por isso, uma das preocupações que todo webmaster deve (ou deveria) é de deixar a sua página mais rápida.  

Tempo de Pageload do site

Algumas vezes, a velocidade reflete o tipo (e a empresa) de hospedagem contratada. Mas nem sempre é assim. Em muitos casos, a culpa é da forma que o site é administrado. O uso de imagens pesadas, de widgets pesados ou mesmo a não utilização de ferramentas úteis podem atrapalhar o funcionamento do site. Para ajudar a turbinar a sua página, o Dicas de Hospedagem vai ensinar alguns truques de como deixar o seu site mais rápido sem precisar trocar de hospedagem.

 

Como otimizar um site internamente para deixá-lo mais rápido

 

Tire o peso das imagens da sua página: imagens são essenciais para o sucesso de um site por serem chamativas. Mas em alguns casos, podem deixar o funcionamento da página muito complicado. Já que um site sem fotos não sobrevive, o ideal é escolher as mais importantes para entrarem na página. Faça uma seleção do que deve ou não entrar no seu site, principalmente na página inicial. Outra dica é otimizar as imagens antes de serem publicadas. Tenha o controle da dimensão de imagem que você precisa para o seu site e, na hora de fazer upload, já suba no tamanho e formato certo.

 

Ex: se as imagens da home do seu site sempre entram no tamanho 300×300, faça o corte das imagens nesse tamanho. Se você subir uma imagem 3000×3000, ela acabaria sendo redimensionada para o tamanho 300×300. Este tipo de trabalho, você pode fazer em um editor de imagem (Photoshop, Paint, Gimp etc) ou serviços online como o Image Optimizer. Nele é possível redimensionar uma imagem e ainda deixá-la mais leve ao alterar a qualidade. 

 

Limpe o “lixo” do seu site

 

Existem alguns widgets que podem parecer úteis e até melhorar a aparência do seu site. Mas, no fim das contas, acabam mais atrapalhando do que ajudando. Normalmente são botões em flash, contador de visitas e banners que podem ter pouca (ou nenhuma utilidade). Tudo isso acaba pesando na hora do carregamento da página. Por isso, seja seletivo em relação a esses recursos. Se contar com muitos na página, apague sem pestanejar. 

 

Utilize plugins de cache

 

Caso você tenha um site com WordPress como CMS, você pode fazer uso de plugins de cache. Este tipo de ferramenta armazena scripts do seu site para que, em momentos de picos de tráfego ou instabilidade no sistema, continue acessível (e na mesma velocidade). Entre os plugins de cache, podemos citar o W3 Total Cache e WP Super Cache. Utilizá-los é muito simples. É só instalar pelo painel de controle do WordPress e pronto. Seu site ficará mais rápido. 

 

Gostou das dicas para aumentar a velocidade do seu site com recursos dentro da página? Então aguarde dicas para melhorar a velocidade do seu site com recursos fora da página. Claro, sem precisar trocar de hospedagem.   

 



Você também vai gostar de:

Share This