web analytics

Segundo pesquisa feita em 2007 pelo buscador de blogs Technorati, há mais de 120 milhões de blogs na blogosfera – e esse número tornou-se 60 vezes maior nos últimos quatro anos. A cada dia, são criados em média 35 mil blogs, e 1,2 milhão de notas são postadas por dia, aproximadamente 50 mil por hora. Esses números surpreendem, mas decaem consideravelmente – 55% do total – quando é analisado o número de bloggers que continuam compartilhando conteúdos na blogosfera três meses depois da criação de seus blogs.

Content Marketing - Dicas sobre criação de conteúdo

Os motivos para desistência são variados, desde o número de visitantes, que não atinge as expectativas do webmaster, até o frenesi em criar posts e mais posts, que diminui com o passar do tempo e, enfim, desaparece. Além disso, pode-se mencionar a falta de planejamento: sem definir o tema e a frequência com que os artigos serão postados, os bloggers confundem os visitantes e até a si mesmos.

 

Recentemente, falamos sobre as estratégias para criação de conteúdo para seu site em 2013, focando na importância em compartilhar com os usuários e clientes em potencial informações acerca de sua empresa e, principalmente, do segmento em que a mesma está inserida. Entretanto, após o planejamento do quê e quando postar, surge a dúvida: como blogar e criar um conteúdo de qualidade sobre qualquer assunto com sucesso?

 

Faça perguntas!

 

O verdadeiro truque para um blog de sucesso é escrever sobre o que gosta. Aqui no Dicas de Hospedagem, por exemplo, adoramos temas relacionados à webmarketing, SEO, hospedagem de sites, e assuntos relacionados. Mas nem sempre isso é possível. Por vezes, nos deparamos com assuntos importantes que devem ser tratados em algum momento, mas que não nos interessam – e é preciso entender que, se você não considera o assunto interessante, não despertará a atenção e curiosidade de seus leitores.

 

Como tornar um assunto atraente, mesmo que não nos interesse? A resposta pode parecer óbvia e até mesmo vaga, mas muitos dos bloggers não seguem este ponto básico e essencial para o bom desenvolvimento de seus blogs: faça perguntas. É através delas que tornamos a experiência de blogar menos trabalhosa e mais prazerosa. Em um artigo escrito para o The Boston Globe intitulado “Estamos fazendo as perguntas certas?” o co-fundador do Right Question Institute em Cambridge, Leon MeyFakh, destaca: “Envolta por cuidado e propósito, uma pergunta pode se transformar numa ferramenta sofisticada e potente para expandir a mente, inspirar novas ideias e nos dar um poder surpreendente nos momentos em que acreditamos não possuí-lo”.

 

Quando nos conectamos ao assunto que vamos abordar, conseguimos nos aproximar ainda mais de nossos leitores, e é justamente essa proximidade que garantirá a fidelidade dos usuários que acessarão seu blog.

 

Através das perguntas, é possível explorar ainda mais um assunto. Tomemos como exemplo a hospedagem. Quais perguntas podem ser feitas sobre esse tema, de maneira que o interesse do blogger seja despertado? Iniciemos com a mais básica, ou seja, a definição de hospedagem e sua função. A partir dela, pode-se pensar em diversas outras, como: as hospedagens são pagas? Existem gratuitas? Quais as diferenças entre hospedagens gratuitas e pagas? Qual a hospedagem mais apropriada para seu website? Como a hospedagem pode impactar o sucesso de seu site?

 

A procura de respostas define o sucesso de seu blog!

 

Marketing de Conteúdo

Depois de definidas as perguntas, é hora de buscar pelas respostas, fator que ajuda a tecer o diferencial de seu blog.

É recomendado que 60% do tempo de criação e desenvolvimento do artigo seja empregado em pesquisas para responder todas as perguntas levantadas. Em outras palavras, é necessário pesquisar para que os leitores não percam tempo pesquisando. Muitos podem não ter tempo – ou até mesmo disposição – para buscar pelas diversas fontes que a Internet oferece para sanar as dúvidas sobre um determinado assunto.

 

Após a resolução de todas as questões, é preciso organizar as informações de maneira que elas sejam passadas para o leitor de uma maneira prática e fluída. Além disso, é vital que o visitante de seu blog encontre sentido no que está lendo e, principalmente, consiga conectar todos os pontos explorados por seu artigo para que sinta que está chegando em algum lugar. De certa forma, suas perguntas tornam-se também as perguntas de seus leitores, portanto seu blog deve trazer um conteúdo satisfatório para a obtenção das respostas dessas perguntas.

 

Fora isso, não há mais truques ou receitas infalíveis para blogar sobre qualquer assunto com sucesso. É importante ter em mente que você, como blogger, pode aprender enquanto desenvolve uma nova nota, e isso não representa algo positivo apenas para você como pessoa, mas também para seu eu empresa, já que seu blog acaba por se definir como uma fonte confiável e clara no segmento em que seu negócio está inserido – e isso pode significar o pontapé inicial de seu sucesso profissional.

 

Diante de tudo isso que aprendemos hoje, o Dicas de Hospedagem faz a lição de casa e pergunta: que assunto você gostaria de ler por aqui?

 



Você também vai gostar de:

Share This