web analytics

Especial e-commerce

Na semana passada, apresentamos a primeira parte do Especial E-commerce, onde falamos sobre o melhor tipo de servidor para hospedar a sua loja virtual, independente do porte ou segmento. Traçamos um comparativo entre servidores dedicados e compartilhados, além de enumerar todas as vantagens de um servidor dedicado.

Na segunda e última parte do especial, abordaremos outro tema interessante. Como você diferencia seu site dos outros? Provavelmente, existem outras empresas dentro de seu segmento que oferecem produtos ou serviços similares aos seus – e, provavelmente, as páginas na Internet dessas empresas podem ser também parecidas com a sua.

Existem diversas maneiras de se destacar, mas a funcionalidade e o desempenho da página são primordiais. Além de um servidor dedicado, outra maneira de se certificar de que seu site está em dia é com um bom gerenciador de conteúdos. E qual é a melhor plataforma da atualidade? Ouvimos um uníssono “WordPress”? Pois é!

Se você utiliza o WordPress, existe uma maneira bem simples de garantir o desempenho de seu site e se destacar perante a concorrência: com o uso dos plugins corretos.

Com isso em mente, dedicaremos a publicação de hoje para enumerar os plugins indispensáveis para um e-commerce. Vamos a eles?

Num e-commerce, você precisa se preocupar com diversos fatores, desde o catálogo de produtos até manutenção de estoque. O plugin Woocommerce possui estas e diversas outras funcionalidades, como integração com o PayPal, relatórios de vendas, variedade de fretes, dentre outros.

O interessante é que o Woocommerce possui uma série de extensões e temas gratuitos, ou seja, é possível testar o programa antes de adquirir sua versão premium. Além disso, o plugin adequa-se ao porte de seu e-commerce, ou seja, você terá a certeza de que não ficará na mão caso o site cresça e o fluxo de vendas aumente.

  • WP e-commerce.

Além de ser apropriado para e-commerces, o WP e-commerce é ideal para administrar inscrições e programas de afiliados na página. Suas funções se assemelham com as do Woocommerce, com a diferença de oferecer uma gama maior de opções de produtos – desde produtos digitais até físicos – e formas de pagamento. Além disso, ele é considerado um plugin mais “visual”, ou seja, se o foco for desenvolver o design ou a aparência do e-commerce, talvez o WP e-commerce seja o mais apropriado.

Diferente as outras duas opções que apresentamos, consideramos o Jigoshop mais “user-friendly”, ou seja, possui uma interface mais simples e que facilita a utilização para os usuários de primeira viagem ou com pouca experiência em criação de sites e codificação, permitindo que a loja virtual seja montada em questão de minutos. O interessante aqui é que todas as informações necessárias, como relatórios de vendas e estoque atualizado, podem ser obtidas em tempo real. Para finalizar, o plugin permite a implementação de diversas extensões e temas, tornando-o mais personalizado.

Se a ideia é trabalhar com cartão de crédito como forma de pagamento, talvez seja interessante considerar o Cart66. Isso porque ele é tido como o plugin mais seguro para esse tipo de transação. Além de ser ideal para seu e-commerce, o Cart66 permite também a administração de programas de afiliados, inscritos e até doações. Outro ponto positivo é o tamanho do plugin – o mais leve de nossa lista. Você não precisará se preocupar com o espaço em disco!

  • Market Press.

Considerado um dos plugins mais completos para e-commerce no WordPress – afinal, foi desenvolvido pela própria equipe do WPMU. Diferente das outras opções, que exigem a aquisição de diversos outros plugins como complemento, o Market Press conseguirá atender todas as eventuais necessidades que seu e-commerce pode ter.

Além da experiência de compra completa, o Market Press oferece várias opções de pagamento e, na versão premium, apresenta diversas formas de análise das vendas, oferecendo um relatório completo para basear suas próximas estratégias.

  • Easy Digital Downloads.

Apropriado apenas para a comercialização de produtos digitais (que envolvam o download de algum conteúdo), o Easy Digital Downloads se destaca pela simplicidade e pelo design clean, com o mínimo de codificação. O interessante é que o plugin oferece uma espécie de “histórico de compras” do cliente, que pode ser utilizado para eventuais campanhas de marketing e oferecimento estratégico de novos produtos para públicos específicos.

Se você estava na dúvida se devia ou não utilizar o WordPress em seu commerce, acreditamos que, se chegou até esse ponto, já se convenceu pelo sim. A plataforma pode ajuda-lo na criação de sua loja virtual, e os plugins listados acima atendem todas as necessidades que seu site pode ter.

Você já experimentou algum desses plugins? Já utilizou algum outro que não listamos aqui? Participe do Dicas de Hospedagem através da seção de comentários!



Você também vai gostar de:

Share This