web analytics

Erros comuns WordPress

É comum dizer que o WordPress é uma plataforma acessível a todos e fácil de ser utilizada – e ela realmente é. Se você deseja dar início a seu site na Internet e não sabe muito bem como começar, o WordPress pode ajuda-lo a cuidar das questões mais técnicas que envolvem a escolha de temas, postagens, dentre outros.

O problema é quando a plataforma é subestimada a tal ponto em que se torna um problema. Erros são cometidos, e as consequências que os mesmos acarretam podem atrapalhar o bom desenvolvimento de seu site.

Por isso, falaremos hoje sobre os erros comuns que um usuário de primeira viagem pode cometer numa plataforma simples como o WordPress. O primeiro ponto, que vale a pena ser abordado, tem relação com as opções gratuitas e pagas dos temas e plugins.

 

 

O conteúdo gratuito vale a pena?

O WordPress oferece uma infinidade de temas e plugins. Alguns são considerados premium, ou seja, exigem o pagamento de uma determinada quantia para serem utilizados, enquanto outros possuem caráter gratuito. Logo, se estou começando a construir meu site, devo começar com temas e plugins pagos, ou posso escolher uma opção gratuita?

Bem, focando primeiramente no tema, vale a pena deixar claro que nem sempre um tema visualmente bonito é funcional. Logo, se você realmente procura um tema gratuito, recomendamos que acesse a lista de temas gratuitos pré-aprovados pela própria equipe do WordPress. Só assim, você terá a certeza de que o tema funcionará da maneira correta.

Caso você tenha disponibilidade de renda para investir no tema, recomendamos que você adquira um premium. Tal ação é válida não só pelo diferencial que um tema premium apresenta por si só, mas pelo suporte oferecido por quem desenvolveu o tema e pela própria equipe do WordPress.

Antes de continuarmos, não deixe de conferir nossas publicações anteriores, onde focamos justamente na variedade de temas para WordPress e os melhores dentre os disponíveis!

Como mudar o tema do WordPress sem errar?
Melhores temas responsivos para WordPress
Melhores temas do WordPress para Ecommerce

A utilização correta dos plugins também pode impactar no seu site – principalmente no que diz respeito a plugins de SEO. Você deve conseguir tráfego a partir de algum lugar, e se suas publicações e utilização correta de palavras-chaves não forem o suficiente, existem plugins que ajudam a tornar essa tarefa um pouco mais fácil. A escolha equivocada de um plugin pode representar um erro de direção do site, o que pode prejudicar nas mais variadas áreas de desenvolvimento do mesmo.

Logo, para acertar nas escolhas, não deixe de acessar nossa lista de plugins para WordPress!

Os melhores plugins de ecommerce para WordPress
Os melhores plugins para enquetes para WordPress
Os melhores plugins para backup automático para WordPress
Os melhores plugins para formulários de contato do WordPress
Os melhores plugins para galeria de fotos e imagens para WordPress
Os melhores plugins para mídias sociais para WordPress
Melhores ferramentas e plugins de SEO para WordPress
Melhores plugins de reviews para WordPress
Melhores plugins para criar portfolio de clientes no WordPress

Mas não é só na escolha de temas e plugins que podemos errar; há muitos elementos básicos no desenvolvimento de um site que podem ser alvo de erros. Vejamos alguns.

 

Segurança e Estrutura.

  • Segurança: após um ano de tantos ataques maliciosos que afetaram a integridade de diversos sites – o que obrigou o Google a considerar a segurança como algoritmo –, não podemos deixar de focar nesse fator. O WordPress é uma plataforma segura, mas é possível incrementar isso criando uma senha que dificulte o acesso por parte de terceiros. Não use sua data de nascimento ou o nome do seu animal de estimação. O ideal é utilizar letras e números variados e aleatórios, alternando entre letras maiúsculas e minúsculas. A utilização de geradores de senhas é válida também, nesse caso.
  • Estrutura: um site também pode sofrer com problemas de estrutura. Não deixe de criar páginas como “Sobre nós” ou de colocar suas informações para contato, bem como trabalhar cada área do site como se pudesse ser a porta de entrada do primeiro acesso. Lembre-se que a homepage nem sempre abriga o primeiro acesso por parte dos usuários!
  • URL: não mudar os permalinks de seu site pode ser erro – isso porque o WordPress apresenta como configuração padrão uma URL difícil de ser lembrada. Logo, recomendamos a mudança do permalink no painel de controle da plataforma. Escolhendo a opção “Post name”, por exemplo, você colocará no final da URL o título da página, o que a torna muito mais fácil de ser memorizada e posteriormente compartilhada.

 

Basicamente, o erro dentro do WordPress ocorre quando nos perdemos na diversidade oferecida pela plataforma. Não esqueça de manter o foco, analisar a sua demanda e encontrar as ferramentas que podem atende-la de maneira ideal. Foque também nos elementos básicos do site, bem como sua estrutura, e tudo deverá correr bem.

Fique ligado no Dicas de Hospedagem para mais informações sobre WordPress e boas práticas na plataforma!



Você também vai gostar de:

Share This