web analytics

Quando fazer upgrade de servidor?

Num primeiro momento, o servidor compartilhado parece ser ideal para qualquer pessoa que deseja criar um site pessoal ou para sua empresa. Com promessas de desempenho e preços reduzidos, o servidor compartilhado consegue captar muitos clientes que, infelizmente, encaram na prática uma realidade um pouco diferente da apresentada.

Eliminando todas as frases prontas que só servem para divulgar esse tipo específico de servidor, vemos que as promessas de performance nem sempre são cumpridas. Em outras palavras, o servidor compartilhado significa uma coisa: sempre há um limite. Seja limite de banda ou de espaço, em algum momento seu site pode ser prejudicado, já que o servidor é dividido com outros usuários com necessidades similares às suas.

Quando o limite de banda é atingido, por exemplo, alguns sites podem até enfrentar horas de downtime – e sabemos o quão prejudicial isso pode ser para uma página que depende do uptime para garantir acessos e gerar capital.

Se seu site está crescendo, você não poderá hospedá-lo num servidor compartilhado para sempre (veja a lista dos melhores). Sendo assim, dedicaremos a publicação de hoje para enumerar algumas situações que exigem um upgrade. Com isso, será mais simples e muito mais certo tomar esse tipo de decisão.

Estão prontos?

 

 

Tráfego acima da média.

 

Talvez uma de suas publicações se torne viral e você consiga mais tráfego. Ou então, a divulgação por Facebook está sendo realizada da maneira correta, o que gera mais acessos. Independente das estratégias, se sua empresa está crescendo, seu site deve crescer da mesma maneira e na mesma proporção.

Se você recebe algumas centenas de visitas regularmente e permanece no servidor compartilhado, o desempenho da página tende a cair. As seções demorarão mais para carregar e a navegação por si só será prejudicada. Logo, o upgrade se faz necessário, pois logo o limite de banda e espaço será atingido. Considere mudar para uma hospedagem VPS ou até mesmo um servidor dedicado, se seu orçamento permitir.

 

 

Expansão do site.

 

Se você possui um ecommerce e deseja instalar o certificado SSL para ela, por exemplo, será necessário ter um endereço de IP dedicado. Muitos servidores compartilhados oferecem esse tipo de endereço de IP, o que poderá obriga-lo a realizar um upgrade.

O mesmo pode acontecer se você pretende utilizar mais recursos e ferramentas em seu site, como vídeos, melhorias no design, plugins, dentre outros. Qualquer tipo de expansão que vise uma melhora na funcionalidade e no desempenho exigirá mais do site e, consequentemente, do servidor.

 


Problemas de segurança.

 

Lembre-se: você divide o servidor com outros sites. Isso significa que, se um site terceiro é invadido por um hacker, sua página pode ser diretamente atingida. 2014 nos mostrou como sites grandes podem ser alvos de ataques maliciosos, sites detentores de informações importantes, de cunho particular e, devido a isso, com um nível de proteção acima da média.

Se até mesmo um site desse porte pode sofrer ataques por parte de um hacker, imagine uma página hospedada num servidor compartilhado? Nem precisamos nos aprofundar muito para mostrar o quão vulnerável seu site pode estar, não é? Lembre-se que até o Google tem considerado a segurança como algoritmo para definir o ranking de seu mecanismo de busca.

Recomendamos, nesse caso, a hospedagem VPS ou o servidor dedicado. Além da considerável melhoria no desempenho, a segurança do site será elevada num patamar ainda maior.

Essas são as situações mais comuns que podem exigir um upgrade no servidor. Óbvio que esse tipo de mudança exige ponderação e análise, logo tome o devido tempo para verificar as opções e suas próprias necessidades antes de realizar esse tipo de migração.

Você já realizou um upgrade em seu servidor compartilhado? Qual situação o obrigou a tomar essa decisão? Não deixe de compartilhar suas experiências com a comunidade do Dicas de Hospedagem através da seção de comentários!



Você também vai gostar de:

Share This