web analytics

5 formas imperdíveis para melhorar o seu site e vender mais!

Seu SEO está em dia, o conteúdo é dinâmico e interessante e o design, arrojado e inovador. Na teoria, tudo está correto e o website deve estar com o tráfego nas alturas. Na prática, entretanto, nem sempre isso acontece. Por mais que os pontos cernes do site tenham sido definidos e resolvidos de maneira eficaz, são os detalhes que podem fazer toda a diferença na experiência de navegação em sua página – e a experiência de navegação é tudo. Se o usuário não gostar de algum elemento do seu site, ele não voltará a visita-lo.

Sabemos que isso não é justo, mas a Internet oferece milhares de opções para as mais variadas necessidades dos usuários e, com certeza, haverá outro website com o mesmo objetivo que o seu e com um conteúdo semelhante. Sendo assim, para se destacar em meio à constante competição, você deve estar com tudo em dia – até mesmo os detalhes que pensamos não influenciarem no resultado final da experiência de navegação do website.

Sendo assim, o site de hospedagem Hostgator listou cinco maneiras de aumentar o tráfego de seu website quando tudo parece já estar pronto e iremos apresenta-las para você. Você vai ver que, dependendo do caso, ainda há muito trabalho pela frente.

 

 

1 – Compatibilidade com dispositivos variados

 

Utilize temas responsivos!

O design de seu site é responsivo? Num primeiro momento, a resposta é quase automática: sim! Quando acessado por um desktop ou notebook, tudo está funcionando perfeitamente. E se o usuário, entretanto, tentar acessar seu website pelo smartphone? Será que o design funcionará tão bem quanto no computador?

Esse é o primeiro problema que identificamos: por mais que o número de celulares no Brasil e no mundo tenha crescido assustadoramente e as funções dos mesmos também, alguns administradores se esquecem de que é cada vez mais comum as pessoas utilizarem seus tablets, smartphones e outros dispositivos móveis para acessar a Internet. Logo, seu site deve estar configurado para dar suporte também a essas plataformas.

Esse é um assunto recorrente aqui no Dicas. A versão móvel de seu site é necessária – inclusive, se você utiliza WordPress, alguns plugins podem ajuda-lo na construção da versão móvel – e se o outro website com o conteúdo semelhante ao seu tiver uma versão móvel e você não, ele estará apto a receber muito mais usuários do que você.

Com base nisso que falamos agora, voltamos a perguntar: o design de seu site é responsivo? Se sua resposta tiver mudado do automático sim, é hora de adaptar o que precisa ser adaptado e alçar seu site para essa nova realidade.

 

 

2 – Utilização das redes sociais

Ícones de Redes Sociais

Se você ainda vive na idade da pedra e ainda não sabe que sites como Facebook, Twitter e Google+ estão entre os mais acessados da Internet, estamos aqui para atualizá-lo! Brincadeiras a parte, as redes sociais caíram no gosto do público brasileiro, tendo até mais audiência aos finais de semana do que alguns canais de TV, segundo o Ibope. Isso tudo comprova que você deve integrar as redes sociais em seu website.

Conheça nossa página do Facebook!

 

 

Pense em criar um perfil para seu site nas principais redes sociais. Não recomendamos que você o faça em todas as redes sociais, pois você provavelmente não terá tempo de administrar tudo e os perfis ficarão com aquela aparência abandonada, o que pode mais prejudicar do que ajudar.

Compartilhe novidades, coloque links para novas publicações e pense em ações de marketing exclusivas para as redes sociais, como promoções e concursos. Interaja com seu público e utilize esse canal para compreender melhor o que os usuários esperam de seu site. Dessa forma, as chances de acertar aumentam consideravelmente.

 

 

3 – Conteúdo visual

 

Muitas vezes, o conteúdo é completo e bem trabalhado, porém não é apresentado da melhor maneira. Aquelas verdadeiras torres de texto não são muito bem vistas pelos usuários, que podem perder o interesse e deixar a página. Sendo assim, opte por recursos visuais, como imagens e vídeos em meio ao texto para atrair ainda mais a atenção do público. A compreensão de seu site e de você como empresa também pode ser facilitada através de elementos visuais. Faça uso deles cada vez mais!

 

 

4 – Direcione o usuário através das Call-To-Actions (CTAs)

 

Exemplo de Call to Action - CTAMuitas vezes, o site é tão completo e oferece tanto conteúdo que o visitante de primeira viagem pode se perder. Isso causa frustração, o que pode ocasionar um usuário casual, que não voltará a entrar no site.

Pense em direcionar melhor seus visitantes. A utilização de CTAs (Call-To-Actions) é interessante, pois permite que você foque exatamente naquilo que precisa ser orientado.

Por exemplo, a criação de uma seção do tipo “Primeiro acesso” ou “Novo no site?” pode ser uma boa pedida. Dê as instruções necessárias para que os usuários se encontrem e compreendam seu site – e alie os efeitos visuais a isso – para ter um público que pensa e age de uma maneira benéfica a você.

 

 

5 – Permita que os usuários participem

 

Se você oferece um produto ou serviço diferenciado, permita que os usuários que já compraram com você compartilhem suas experiências em seu site. Muitas vezes, a palavra de outros consumidores pode definir toda a linha de pensamento de um consumidor em potencial. Depoimentos de clientes sobre as boas experiências que tiveram com sua empresa soam muito mais verdadeiros – e, consequentemente, mais eficazes – do que um depoimento feito por você sobre como o seu próprio produto ou seu próprio serviço são de qualidade.

Melhores plugins seus leitores entrarem em contato

 

 

E lembre-se de sempre responder os usuários que dedicam parte de seu tempo para participarem de seu site. Nem que você responda apenas com um “obrigado”, é melhor do que deixa-los sem resposta. Por mais que você não os tenha necessariamente ignorado, essa é a impressão que fica.

 

Como pode ver, os pontos que listamos aqui não passam de detalhes… Mas são justamente esses detalhes que fazem toda a diferença na experiência de navegação de seu site, o que reflete diretamente no tráfego do mesmo.

Já tomou alguma medida interessante que aumentou os acessos de seu site? Não deixe de compartilhá-la nos comentários!



Você também vai gostar de:

Share This