web analytics

Já há algum tempo, as tendências em relação ao uso da internet têm trazido novas possibilidades às pessoas que utilizam a rede como negócio. Se antes as coisas estavam limitadas principalmente a um site, hoje se percebe que é necessário expandir os negócios para outros horizontes. Com certeza, estas estratégias passam por três sites que estão entre os mais populares do momento: o Facebook, o Twitter e o Youtube. Aprenda algumas dicas de marketing para usar nestes espaços.

Facebook: O Facebook já era uma realidade lá fora e há alguns meses tem dominado a atenção das pessoas também no Brasil (que antes era território do Orkut). Atualmente, o Facebook é o segundo site mais visitado do país (só perde para o Google). Na rede social de Mark Zuckerberg, o melhor que se pode fazer em termos de marketing é interagir com os seus clientes. Isto pode ser feito através do perfil ou de um Fan Page (página sobre o seu próprio negócio na rede social).

Uma boa estratégia no Facebook é se tornar amigo de pessoas que são público-alvo dos seus negócios e criar uma página que traga conteúdo interessante e (principalmente) algum retorno para quem acesse. Criar concursos culturais para pessoas que participam da sua página é uma boa forma de investimento no Facebook. Cria uma relação de interatividade com o público e (consequentemente) garante fidelização destas pessoas. Que cliente não quer ser tratado bem? Isto também vale para redes sociais.

Há outros dois artigos do DdH que mostram dicas de marketing para o Facebook:

Cinco passos para garantir sucesso no Facebook

Marketing no Facebook

Twitter: Além do Facebook, outro site que está ultrapassando o Orkut é o Twitter. A grande sacada de investimento no Twitter é trabalhar com informação útil. Enquanto a rede no Facebook cuida do “contato direto”, no Twitter o negócio é dar o recado rapidamente. Uma dica de marketing no site que sempre dá certo. Siga muita gente (o limite do site é 2 mil pessoas), espere uma semana e deixe de seguir quem não tem segue (existem ferramentas ótimas para isso como o Manage Flitter) e volte a seguir pessoas até o limite. O retorno pelo Twitter é garantido.

Youtube: No maior site de vídeos da atualidade o negócio é investir em produções que chamem a atenção do público. Criar um vídeo viral (saiba o que é um viral neste link) vai garantir não só audiência como interesse das pessoas na sua marca. Invista em vídeos interessantes e produções originais. Infelizmente, você terá que ter a sacada certa (não podemos ajudar em tudo, né). Coloque no site e espere a enxurrada de visualizações.

Uma dica que vale para as três redes sociais (sim, o Youtube também é uma rede social): sempre integre o seu site aos perfis da rede. Sem esta ligação de nada adianta investir no Facebook, Twitter ou Youtube.



Você também vai gostar de:

Share This