web analytics

O que faz um conteúdo tornar-se viral?O marketing viral representa uma das maneiras mais eficazes de tornar um conteúdo constantemente procurado nas ferramentas de busca. Aliado ao SEO, o conteúdo viral pode não só trazer mais acessos, como também conquistar espaço em outras páginas que futuramente podem se tornar parceiras de seu website – o que gera a sempre almejada linkagem externa

Já tratamos no Dicas de Hospedagem as vantagens e desvantagens de tornar um conteúdo viral. Entretanto, você já parou para pensar como um conteúdo se torna viral? O que é necessário para ele adquirir essa característica? Basta discorrer sobre um assunto polêmico e atual, ou então provocar os leitores e correr o risco de ganhar sua antipatia? Quem sabe compartilhar apenas o conteúdo previsível que qualquer outro site pode desenvolver?

Não funciona bem assim… Nem sempre um conteúdo interessante se torna viral, mas todo conteúdo que se torna viral é interessante. Não podemos garantir que todo e qualquer conteúdo dominará a Internet, mas é possível nos certificar de que o mesmo tenha o necessário para alcançar esse objetivo.

 

 

Desenvolva postagens longas!

 

Um fato curioso descoberto por dois professores da faculdade da Pensilvânia é que postagens longas tendem a ser mais compartilhadas pelos usuários. Mesmo estando numa era em que um dos sites mais populares trabalha numa dinâmica de posts reduzidos e breves, os artigos longos são mais bem desenvolvidos e possuem a tendência de envolver os leitores, que passam a se identificar com o conteúdo dos mesmos e, consequentemente, indicam para amigos e contatos nas redes sociais.

Entretanto, há também uma desvantagem: por mais que os artigos longos sejam mais compartilhados pelos usuários, dificilmente alguém postará um comentário em uma postagem extensa demais.

 

 

Desperte o sentimento do leitor!

 

Obviamente, tendemos a compartilhar um conteúdo quando nos identificamos com ele. Entretanto, épreciso cautela; se um artigo desperta tristeza no leitor, ele dificilmente será compartilhado. Desenvolva postagens que acarretem a curiosidade, a admiração, a ansiedade ou, por que não, a raiva dos usuários.

Falando na raiva, ela é, sem sombra de dúvidas, a emoção mais viral dentre todas as citadas. Perceba que a raiva geralmente é direcionada ao artigo, e não ao autor ou à publicação como um todo. Entretanto, é preciso ter paciência e, principalmente, tolerância perante as opiniões contrárias e as criticas – talvez, um dos motivos para grandes marcas evitarem esse tipo de postagem.

A admiração, por sua vez, é o sentimento mais seguro. Ela desperta a curiosidade e geralmente é o que move os leitores a continuar compartilhando o conteúdo de um determinado autor ou site. Tente ser genuíno, criativo e relevante para Desperte o interesse do leitor!conquistar a admiração de seus leitores.

Mas escrever um post com emoção pode ser mais difícil do que se imagina! Quando tratamos de um assunto técnico ou tentamos exibir nosso profissionalismo através de uma publicação, tendemos a ser metódicos, impessoais e distantes. Mostre que você se importa! É a melhor maneira de fazer com que os usuários se também importem com o conteúdo desenvolvido por seu site.

 

 

A questão de autoria

 

Ter seu conteúdo compartilhado por alguém famoso é um ótimo catalisador para seu artigo adquirir o status viral. Outra boa pedida é colaborar com autores renomados ou influentes no mundo virtual ou na área abordada pela publicação. Quem sabe, eles não retribuam a gentileza com um guest post em seu site?

Foi notado também que as autoras têm mais chances de tornar seu conteúdo viral, mas as razões ainda não são claras. Será que as mulheres optam por mais publicações virais que os homens? Talvez nunca saibamos.

 

 

Humor é sempre o melhor remédio

 

Acredito que todos notaram a pitada de humor na questão das autoras e de sua influência na criação de conteúdo viral. Isso ilustra bem a questão do humor. Ele é empregado em praticamente todas as tentativas de tornar um artigo viral. Apesar de não ser essencial, ele é considerado um pré-requisito.

 

 

Faça seu checklist!

 

Nem todo conteúdo deve ser viral, mas quando o objetivo é este, verifique se os pontos a seguir estão sendo devidamente cumpridos.

  •  Você cobriu o assunto abordado de maneira completa? O artigo está longo o bastante?
  •  O conteúdo gera sentimento, como surpresa, admiração, raiva ou ansiedade?
  •  Você demonstrou preocupar-se com a qualidade do artigo e a maneira com que ele atinge seu público?
  •  O conteúdo é prático e útil?
  •  O autor da publicação possui fama ou credibilidade?
  •  O artigo tem a pretensão de ser engraçado, ou é de fato engraçado?

Quantificar a reação humana é impossível. Podemos tentar prevê-la através de análises minuciosas, mas a resposta sempre dependerá de como o público receberá seu conteúdo. Não queremos dizer que as dicas que apresentamos nessa postagem devem ser estritamente seguidas como num manual, mas acreditamos que podem esclarecer algumas das questões referentes à criação de conteúdo viral. Preocupe-se em desenvolver postagens interessantes, criativas, práticas e úteis. Elas geralmente são mais compartilhadas do que as entediantes, previsíveis e irrelevantes e, por mais que isso soe óbvio, é importante verificar como o sucesso do conteúdo pode ser variado e dependente direto de diversos outros fatores externos.

 



Você também vai gostar de:

Share This