web analytics

No Dicas de Hospedagem, compartilhamos constantemente dicas e recomendações de programas e aplicativos que podem melhorar seu website, bem como as melhores empresas de hospedagem que fornecem um serviço diferenciado e personalizado para sua página na Internet. Voltemos, porém ao marco zero de todo esse processo: a construção de um site. É necessário contratar um serviço para fazê-lo? Se pretendo fazer um site por conta própria, preciso conhecer milhares de códigos para torná-lo atrativo para o público?

Essas perguntas permitem duas respostas exatamente contrárias: sim e não. Contratar uma empresa para construir seu website pode minimizar o trabalho, mas aumentar consideravelmente o dinheiro investido na sua entrada no universo online. Criar seu próprio website pode poupar seu bolso, mas o tempo gasto na aprendizagem de códigos, utilização de softwares especializados e outros pode atrasar ainda mais um processo que deve ser ágil.

Nossos leitores mais atentos perceberam uma alteração recente que fizemos no menu principal do DdH. Agora, além das indicações de hospedagem de sites e revendas de hospedagens, apresentamos uma lista de construtores de sites gratuitos que há no mercado. Por enquanto a lista conta com apenas 2 construtores: Wix e Webnode. Pretendemos indicar no máximo 3-5 dos melhores serviços. Caso você tenha alguma indicação, por favor nos comunique para conhecermos =D

Criar sites grátis - Dicas de Hospedagem

 

 

Conheça o Wix!

 

Como criar um site com o WixJá exploramos algumas opções de construtores de sites oferecidos pelas empresas de hospedagem, o que nos leva a conclusão de que encontrar um programa que o auxilie na construção de seu site é uma das opções mais satisfatórias para resolver essa situação.

Dentre os diversos programas disponíveis, destacamos o Wix. Não se trata de um recém-chegado, já que a versão BETA do mesmo foi lançada em meados de 2008. Entretanto, o programa acaba de se reinventar: antes com sua base voltada ao Flash, ele agora utiliza o todo-poderoso HTML5, excelente alternativa em termos de SEO. Com o novo Wix, você pode criar um site para sua empresa ou até mesmo um portfólio sofisticado sem escrever uma linha sequer de códigos e sem depender do Flash.

Além da versão grátis, o Wix tem disponível uma versão Premium a partir de R$6,92. Inicialmente, ele oferece uma série de templates pré-montados subdivididos em temas, como música, moda, games, crianças, comidas e bebidas, dentre outros. Dessa forma, todas as imagens, bem como o layout do site, seguirão o tema em que o template foi categorizado. Além de se diferenciarem dos templates do WordPress ou de qualquer outro sistema de manejo de conteúdo, eles utilizam fontes da Internet, logo há opções além de Times New Roman, Tahoma, Arial e outras fontes padrão. Nos casos raros em que nenhum template chamar sua atenção, você tem a opção de criar um novo arquivo em branco e começar sua página do zero.

 

Praticidade e liberdade na criação de seu website

 

O Wix te dá a liberdade para editar praticamente qualquer coisa num template pré-montado. Além de arrastar imagens e textos e posicioná-los onde bem entender, o usuário pode editar o conteúdo, substituindo-o por algo completamente novo ou adaptando-o para aquilo que o satisfaz. Por exemplo, numa mensagem de boas vindas ao website, é possível apagar a mensagem já escrita e substituí-la por outra personalizada ou simplesmente alterar fonte, tamanho ou cor da mensagem já disponibilizada pelo Wix. Em diversos casos, o programa oferece configurações previamente determinadas (os presets), mas é possível criar suas próprias definições a partir daquilo que considere interessante.

O Wix permite a criação de páginas e posterior organização das mesmas no menu inicial – onde a customização também é permitida. As páginas são organizadas por tipos, como conteúdos em texto, galerias de imagens ou páginas de serviços. A criação de blogs para integrar seu website, porém, não é permitida, bem como trazer editores de fora para ajudá-lo a manter o conteúdo autoral do site. Veja alguns dos templates disponíveis gratuitamente:

Exemplos de Templates do Wix

Exemplos de Templates do Wix

Exemplos de Templates do Wix

 

A única desvantagem na fácil utilização do Wix é a impossibilidade de editar diretamente os códigos de HTML e CSS do seu site. Mesmo que você saiba o que está fazendo e queira editar o conteúdo a partir de códigos, o Wix não te dá essa opção. É como se essa parte ficasse omitida por trás do editor, o que só é um problema para usuários avançados e que fazem questão de editar código. Se você não tem intenção de programar seu site, mas de usar um editor de arrastar-soltar para contruí-lo, o Wix vai atender muitíssimo bem e gerar resultados muito rapidamente.

Por fim, o Wix tem disponível uma versão gratuita, mas a mesma exibe um banner de propaganda do programa no topo da página e não permite o uso de um nome personalizado para seu domínio. O upgrade para a versão Combo, que custa R$16,90 mensais, remove os anúncios e dá direito a um domínio incluso, entre outros recursos extras.

Entretanto, se você não se importa com a marca do Wix exibida em seu website, mesmo a versão grátis representa uma opção excelente. Além da facilidade na utilização, o Wix apresenta um dos melhores conteúdos visuais já vistos. Vale a pena experimentar este fantástico criador gratuito de sites! Esperamos que com este artigo você tenha dado passos adiante sobre como criar um site com o Wix! 

Abaixo, uma pequena introdução em vídeo para mostrar o quão fácil é criar seu primeiro site, sem saber programar ou gastar nada:

Então é isso… se você quer criar um site bonito e funcional rapidamente, sem precisar de conhecimentos técnicos ou de instalar programas complicados, recomendamos fortemente que experimente o Wix. Se você já usou a ferramenta e gostaria de deixar sua opinião ou dicas, escreva um comentário abaixo!



Você também vai gostar de:

Share This