web analytics

Você sabe o que é Marketing Viral? Não, não se trata de nada relacionado à distribuição de vírus de computador na internet. Esta prática também faz com que conteúdos se espalhem na web como se fossem pragas, mas neste caso os maiores divulgadores são os próprios usuários das redes sociais. Na postagem de hoje, o Dicas de Hospedagem vai mostrar um pouco sobre como fazer o seu site bombar na web através da técnica que visa conseguir audiência através de conteúdos irresistíveis.

Conteúdo irresistível. Esta palavra deveria estar ligada diretamente às técnicas de Marketing Viral. Um dos exemplos mais bem sucedidos dos últimos tempos foi o da música Oração da banda paranaense “A Banda Mais Bonita da Cidade”. O grupo gravou um videoclipe e postou no Facebook. O vídeo acabou se espalhando na web através de “retuitadas” e “curtidas”. O resultado foi um grande número de visualizações do vídeo e o sucesso repentino da banda.

Tudo o que você precisa para uma campanha de Marketing Viral é acesso às redes sociais e um conteúdo que cause interesse nas pessoas. Você precisa mostrar algo que seja engraçado ou que seja de grande utilidade para o seu público alvo. A partir daí, as próprias pessoas que acabaram olhando o seu site (ou produto) vai acabar repassando a informação (pode ser por redes sociais, e-mail ou mesmo no boca a boca). Se você chegou neste estágio, o sucesso é garantido.

As vantagens de uma campanha de marketing viral bem sucedida são muitas. A primeira e mais visível é em relação ao tráfego direto e exposição do seu conteúdo para os usuários. A segunda é em relação a criação de fidelidade de público. Tendo o seu site visitado e com as pessoas gostando do seu conteúdo, são grandes as chances de assinarem uma newsletter ou lhe seguirem em redes sociais. Por fim, o número de links externos de um site cresce e consequentemente a posição nos buscadores melhora.

Como criar uma campanha de marketing viral

Já vimos que conseguir ter um conteúdo viral na internet é tudo de bom. Mas aí vai uma pergunta: como fazer as pessoas divulgarem o seu conteúdo? Não é fácil, mas existem algumas estratégias que vamos mostrar rapidamente agora.

1) Crie um vídeo chamativo e distribua nas redes sociais. Pode ser algo que esteja relacionado com o seu site, mas que mexa com as emoções do público.

2) Faça um tutorial sobre um produto. Faça algo ligado com a sua área de atuação. Pode ser em Pdf ou em vídeo. No caso do Pdf, você pode colocar um e-mail de cadastro para quem for fazer o download do arquivo. Temos o caso aqui no Ddh do guia de como conseguir links externos.

3) Se você entende de programação, pode criar um widget útil. Além de ser divulgado, seu site também terá um link externo em todas as pessoas que utilizarem este widget.

Estes são só alguns exemplos de como criar um conteúdo de marketing viral. Existem mais. Depende só da sua criatividade. Ela pode valer muitas visitas.



Você também vai gostar de:

Share This