web analytics

Atualmente parece que há milhões de maneiras de gerar tráfego na Web, e cada pessoa tem sua própria opinião sobre qual delas funciona melhor. Independentemente do seu ponto de vista, não há como negar fato de que sites altamente classificados (pagerank), recebem uma grande quantidade de tráfego sem muito esforço, simplesmente porque eles estão no topo dos sites de busca para palavras-chave específicas. No entanto, há uma nova linha de pensamento, que é semelhante a um equivalente de “fique rico rápido” no tráfego de internet – o tráfego viral. Tráfego viral é qualquer tráfego que se origina de outras fontes que não os sites de busca devido ao boca-a-boca online. Por exemplo, um vídeo do YouTube que envia milhares de visitantes ao seu site durante a noite seria de tráfego viral. Assim, o que é melhor, Search Engine Optimization ou tráfego viral?


Esforços e investimentos

Em termos de esforço e investimento, o marketing viral não custa nada na maioria dos casos, e pode trazer muito tráfego para seu site com um simples upload de vídeo. O SEO, por outro lado, leva tempo e persistência para ser eficaz, e mesmo depois de meses de tentativas, muitas pessoas nunca alcançam o verdadeiro sucesso devido à falta de ferramentas exclusivas e conhecimentos necessários para desbancar proprietários de Websites profissionais que vêm praticando SEO por um longo tempo mais longo. Assim, se você é um webmaster iniciante e não entende muito sobre sobre Search Engine Optimization, sua primeira abordagem deve ser tentar o Marketing Viral, usando qualquer método que você se identifique e domine.

Sustentabilidade e estabilidade

Infelizmente, o marketing viral não é tão sustentável e experencia uma decadência tão acentuada quanto seu sucesso. Search engine optimization geralmente dura o tempo em que seu site é bem classificado para palavras-chave específicas, no entanto, é importante notar que a otimização de mecanismo de busca traz resultados instáveis, mesmo quando feito com sucesso. Alguns dias você pode ter centenas de visitantes e em outros dias você pode ter apenas um. Isso é verdade independentemente de quão grande é o seu site. O tráfego viral é um pouco mais estável enquanto ele durar, mas tem potencial para ser tão instável quanto a técnica de SEO. Em geral, todo o tráfego web é inconsistente em alguns aspectos, é por isso que é importante diversificar sua fonte de visitas com a aplicação de várias técnicas distintas.


Curva de Aprendizagem

Como você pode ter percebido, o SEO não é para os fracos de coração e requer muitas horas de pesquisa e força de vontade para poder implementar estratégias de sucesso. Gerar uma onda viral de tráfego através de um vídeo do YouTube é talvez a maneira mais fácil começar o tráfego. Você tem que saber o que as pessoas gostam e querem, e depois aproveitar isso para gerar um buzz e, é claro, torcer pra dar certo! No final, o tráfego do bom velho site de busca é sempre mais rentável, mais consistente e mais sustentável do que o tráfego viral, no entanto o tráfego viral prevê uma descarga de adrenalina e de rajadas curtas de tráfego, que mesmo a campanha mais bem sucedida de SEO não pode gerar.

[via:webhostinggeeks]



Você também vai gostar de:

Share This