web analytics

Segundo dados da Teleco, empresa de consultoria com mais de 30 anos no ramo das comunicações, o Brasil terminou o ano de 2012 com exatos 261,8 milhões de celulares, o que representa 132,69 cel/100 hab. Não é segredo que todo mundo tem pelo menos um celular nos dias de hoje, mas tais dados, quando calculados e apresentados em números, surpreendem.

Isso só reforça a importância de disponibilizar uma versão móvel de seu site. Com o cuidado em adaptar sua página na Internet para os smartphones, tablets e outros, a navegação por esses meios torna-se mais rápida, algo vital na era tecnológica em que estamos inseridos desde meados da década de 90. Entretanto, há outros fatores que podem prejudicar o acesso a um site quando ele não possui uma versão móvel. Veja a seguir.

 

 

As diferenças entre a versão para PC e a versão móvel

 

Design responsivo de sites

Infelizmente, sites que são perfeitamente visualizados em desktops e notebooks podem não parecer tão funcionais nos dispositivos móveis. Além do tamanho, que pode alterar e desorganizar todo o site, alguns elementos gráficos, como banners e menus animados em flash ou propagandas, correm o risco de não funcionarem corretamente. Portanto, é importante analisar todos os aspectos referentes a seu site nos mais variados dispositivos para se certificar de que, independente de onde o usuário esteja acessando, tudo funcione de acordo com o esperado.

Entretanto, há mais do que configurar um site para que ele carregue propriamente nos dispositivos móveis. É interessante verificar o que seus clientes buscam na versão móvel de seu site. Por exemplo, no site IMDb, o database de cinema mais popular da Internet, temos o site completo para PCs e notebooks, com todos os recursos de imagens e vídeos disponíveis logo na página inicial, enquanto na versão móvel temos como página inicial um menu simples decorado com o dourado e preto do logo do site, com opções de navegação como “filmes”, “em cartaz”, “TV”, “celebridades”, “lançamentos em DVD e Blu-ray”, dentre outros.

 

 

Fatores que podem determinar o bom funcionamento da versão móvel de seu site

 

O próxima passo após definir as expectativas que seu site deve suprir é prezar por uma navegação simplificada. Links que são facilmente clicados com o mouse podem não ser tão simples de acessar com o toque do dedo – e este é só um dos vários exemplos que ilustram esse fator. Se o usuário ficar frustrado por não conseguir navegar em seu site corretamente, dificilmente voltará a acessá-lo.

 

Além disso, as informações disponíveis em seu site devem ser fáceis de localizar. Se um usuário está acessando a Internet a partir de um dispositivo móvel, provavelmente busca por uma informação específica, e encontrá-la rapidamente num website pode colaborar com a boa experiência de navegação que levará a um posterior novo acesso. No caso de uma empresa, é interessante manter visíveis informações referentes a seu negócio, como endereço, telefones para contato – bem como outras plataformas para contato, como e-mail e chat –, horário de funcionamento, dentre outros.

Por fim, destacamos a experiência de compra. Pelo menos metade dos mais de 40 milhões de usuários da Internet fará uma compra online em 2013, o que indica o momento propício para o início ou desenvolvimento de uma loja virtual para seu website. Para a versão móvel, a experiência de compra deve ser ágil, já que é exatamente isso que o usuário busca. Quem sabe oferecer a opção de gravar os dados do cartão de crédito para uma posterior compra com um único clique, ou até a opção de “recomprar”, quando se trata de um produto que o cliente pretende adquirir diversas vezes?

Enfim, as possibilidades são muitas, e podem variar de acordo com os perfis de clientes analisados, mas as informações obtidas a partir dessas análises são sempre proveitosas e devem ser levadas em consideração na hora de colocar no ar a versão móvel de seu site.

 

 

Ótimo, e como construir uma versão móvel do meu site?

 

Agora que você já sabe o quão crucial é disponibilizar versões próprias de sites para celulares/tables, vamos colocar a mão na massa e descobrir algumas excelentes ferramentas existentes no mercado que cumprem facilmente a tarefa. Conheça algumas opções:

Há muito mais opções no mercado, mas aconselhamos que você faça o teste entre as citadas e veja qual mais se adequa às suas necessidades.

Conhece algum melhor? Compartilhe conosco!

 

 

 



Você também vai gostar de:

Share This