web analytics

No último texto do Dicas de Hospedagem, vocês viram algumas formas de otimizar o seu site para que ele fique mais rápido com técnicas On-Page (dentro do site). Hoje, vamos continuar escrevendo sobre o assunto. Mas vamos ensinar algumas técnicas para você turbinar a velocidade da sua página com recursos externos. E claro, sem precisar trocar de empresa de hospedagem de sites

 

O principal método Off-Page (fora da página) de melhorar a velocidade do seu site é contratando um serviço chamado Content Delivery Network (ou CDN, como chamaremos daqui para frente). A CDN é uma rede de servidores que são distribuídos estrategicamente de forma que o conteúdo do seu site será acessado de um local próximo ao visitante. Isso vai garantir mais velocidade na transmissão de dados. 

 

Este tipo de serviço é recomendado quando o site conta com muitos recursos multimídia. Se você tem um site com muitos vídeos, infográficos ou animações (que normalmente são mais pesadas para serem carregadas), vale a pena contratar este tipo de “empurrão” para a sua página ficar mais rápida.. 

 

Como funciona a contratação de serviços CDN

Representação CDN - Content delivery network

DdH: A imagem da esquerda é o esquema tradicional de distribuição, enquanto que a da direita é a representação de distribuição CDN

Os serviços CDN mais populares são o MaxCDN, o Amazon CloudFront e Akamai. Normalmente, estes serviços não cobram um valor mensal de assinatura e sim por quantidade de tráfego que acaba redirecionando. A MaxCDN, por exemplo, cobra 70 dólares por 1 TB de espaço extra (o que pode ter certeza, garante muitos acessos com mais velocidade para o seu site). 

 

Para fazer a configuração do CDN é preciso mexer em alguns pequenos ajustes no CMS. Se você é totalmente inexperiente em relação às ferramentas de administração de sites, procure um serviço que lhe garanta suporte para evitar que você tenha dores de cabeça futuras. Ou então, siga a dica abaixo. 

 

Plugins do WordPress podem ajudar na configuração da CDN

 

Na primeira parte do especial de como deixar o seu site mais rápido sem precisar trocar de hospedagem de sites, nós mostramos a utilidade de alguns plugins como o W3 Total Cache. Pois há uma boa notícia para quem faz uso desse plugin: é possível fazer toda a configuração de serviços de CDN fazendo apenas pequenos ajustes nele.  A implementação do seu CDN se dará apenas com a marcação de uma caixa de texto no menu configurações da ferramenta. Fácil, não?

 

Como vocês viram nestes dois textos (se não viu o primeiro da série, clique aqui), não é preciso se desesperar e sair trocando de hospedagem de sites se as suas páginas estão enfrentando problemas de carregamento. A solução pode estar em algumas configurações ou serviços dentro e fora do site. Espero que tenha gostado dessas dicas e continuem acessando o Dicas de Hospedagem

 



Você também vai gostar de:

Share This