web analytics

Para ter um site de sucesso é preciso passar por algumas etapas. Ok, a frase é óbvia. Mas parece que muitas pessoas não conseguem enxergar isso. Tanto que, sem nenhum planejamento, compram um domínio e já pensam que milhares de visitantes (e em alguns casos, clientes) vão sair aparecendo. Na maioria das vezes, o resultado é decepcionante. E qual o motivo? Falta de planejamento. Por isso, separamos quatro lições que você deve aprender se pensa em ter um site de sucesso. 

 Como ter um site de sucesso

1 – Tenha foco em qual público você quer atingir

 

Isso não vale apenas para sites, mas se aplica muito bem a eles também. Antes de começar qualquer “.com”, responda duas perguntas: o que você vai vender e para quem você vai vender. O produto pode significar um objeto ou mesmo publicidade. Clientes podem ser pessoas que se interessam por certo produto ou empresas interessadas em anunciar. Com base nessas duas perguntas, crie um perfil de quem você quer atingir. Após isso, pode começar a moldar a sua página. 

 

2 – Tente esquecer dos seus gostos (pelo menos por algum tempo)

 

Na hora de pensar no site, você fazer com que ele tenha uma personalidade. Mas isso não quer dizer que você deve deixá-lo com a sua personalidade. Por isso, tente esquecer um pouco dos seus gostos pessoais na hora de fazer um planejamento de como montar um negócio na internet. Pense que isso é um negócio e não uma forma de você satisfazer o seu ego. Recorra a outras pessoas (principalmente que você imagina se encaixar no público-alvo) para desenvolver as suas ideias. 

 

3 – Seja seletivo nas informações que você quer apresentar

 

A tendência de “menos é mais” é cada vez mais válida em se tratando de internet. Tenha isso em mente na hora de fazer um planejamento de um site. Pense na apresentação da página de forma objetiva. O site perfeito é aquele que o usuário consegue encontrar a informação que procura em menos de dez segundos. Se ele não conseguir isso, fecha a página. Pouco conteúdo também vai ajudar no carregamento da página. Por isso, pense em colocar no site só o que é importante. 

 

4 – Conteúdo de qualidade e SEO são fundamentais

 

De nada adianta ter um site lindo e focado em um público-alvo bem consolidado se ele não for encontrado e nem despertar o interesse do público. Coloquei conteúdo de qualidade e SEO na mesma categoria porque eles se completam. Pense em passar informações de relevância para as pessoas que acessam a sua página. Se você fizer isso e seguir algumas dicas de otimização, estará um passo mais perto do sucesso.  Algumas variáveis como uptime são essenciais para SEO, por isso na hora de escolher sua empresa de hospedagem de sites, prefira as que têm maior percentual de tempo online! 

 

Obviamente, estas quatro lições são bem genéricas. Em alguns (ou muitos) casos, será preciso pensar em mais algumas coisas ou mesmo abrir mão de algumas dessas regrinhas passadas acima. De qualquer forma, vale a pena refletir e considerar esses quatro itens na hora de construir um negócio na internet. Principalmente se você for um iniciante no nicho de negócios na web.  

 



Você também vai gostar de:

Share This